Enfermeira cria história para explicar às filhas porque não pode abraçá-las ou beijá-las
Conecte-se conosco

Coronavírus

Enfermeira cria história para explicar às filhas porque não pode abraçá-las ou beijá-las

As meninas ficarão isoladas com o pai e avós em um sítio da família, enquanto Marcela atende casos do novo coronavírus no hospital

Publicado

em

Atualizado há

Livro escrito e desenhado por Marcela
Livro escrito e ilustrado por Marcela mostrou às filhas importância do seu trabalho. (Foto: Reprodução/G1)

A funcionária de uma unidade da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) pensou numa forma muito criativa de explicar às filhas sobre o coronavírus e porque, como profissional da saúde, não poderia estar junto do resto da família.

Os pais de Marcela Vulcano, seu marido e filhas vão passar a quarentena em um sítio, enquanto ela ficará em casa.

Um livro com narração ritmada e muita cor foi elaborado pela mãe.

“Mamãe é enfermeira e cuida com muito carinho, vai ajudar todo mundo, mas agora não pode dar beijinho”, diz uma das páginas da história.

De tempo em tempos, Marcela visita a família e leva mantimentos, mas o contato é com restrições.

“Ninguém pode chegar a menos de dois metros, elas [as filhas] podem pegar [a doença] e não ter sintoma nenhum e passar para os meus pais”, afirma. Mas o sentimento de que eles estão seguros vale a pena. “Por enquanto, para o bem de todo mundo, é melhor ficar lá. Se eu não conseguir lidar com essa falta delas, a gente pode rever. Mas acho que vou segurar, eu tenho que segurar”, afirma.

Trabalhando com o lúdico

O livro nasceu depois que Marcela pensou em como aplacar a dor da distância.

“Comecei a pegar fotos minhas e juntar para levar para elas. Peguei uns livrinhos e tive a ideia de fazer a historinha do porquê eu estou longe. Em dois minutos eu sentei, desenhei e costurei por que não tinha cola”, lembra.

“Esse distanciamento social é duro para todo mundo. De alguma maneira está afetando a vida de todos. Não sou só eu que estou passando por uma questão dessas. Eu sou, na verdade, muito privilegiada. Eu tenho um sitio, com parquinho, arvores frutíferas, elas [filhas] estão recendo amor e carinho. Não posso ser egoísta de falar não. É difícil. Tento me segurar no meu privilegio de ter essa possibilidade”, afirma.

Além do livro, quando vai ao sítio, utiliza um telefone de lata para conversar com as meninas. Só assim, entrando na brincadeira, para amenizar a saudade.

“Isso vai passar, vai resolver, sou super otimista, tenho certeza que vai passar e vai ficar tudo bem. Tenho medo de passar para eles, mas tenho certeza que vai ficar tudo bem, é só uma questão de tempo, de ter paciência. Não tenho como desistir. A não ser que eu fique doente. Se todas as enfermeiras desistirem, como que fica?”.

Com informações do G1.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade