Especialistas não recomendam consumo de bebida alcóolica antes e depois da vacina da Covid-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Especialistas não recomendam consumo de bebida alcóolica antes e depois da vacina da Covid-19

Confira outros cuidados recomendados para garantir resposta imune da vacina contra a doença.

Publicado

em

Especialistas alertam que as pessoas devem tomar alguns cuidados antes e depois de receber a vacina contra a Covid-19. De acordo com a médica imunologista Lorena de Castro Diniz, os cuidados servem para não interferir na resposta imune da vacina no organismo.

O principal cuidado é continuar cuidando da higiene, usando máscara e mantendo o distanciamento social, mesmo depois de ser imunizado.

Desde que o Brasil começou a imunização contra o vírus, as pessoas anseiam pela possibilidade de retornar ao “antigo normal”. No entanto, mesmo sendo extremamente importantes na luta contra a pandemia, as vacinas não dispensam os cuidados individuais.

Cuidados pré-vacina

Os especialistas não recomendam misturar vacinas com diferentes finalidades. Ou seja, a pessoa precisa cumprir o intervalo de 14 dias caso a pessoa tenha recebido outra vacina para uma doença diferente da Covid-19 recentemente.

Além disso, também devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas. “O sistema imune daqueles pacientes que são alcoolistas ficam imunodeprimidos, então é bom evitar”, explica Diniz.

Não podem receber a vacina as pessoas que apresentaram febre nas 24 horas antes da imunização. As pessoas que já tiveram contaminadas pelo novo coronavírus precisam aguardar 28 dias após o contágio para se vacinar. Os especialistas também não recomendam fazer preenchimento facial ou botox nos 15 dias antes da vacinação.

Enquanto isso, gestantes e lactantes podem receber a vacina contra a Covid-19 apenas com liberação médica. Pacientes oncológicos também precisam da avaliação de um oncologista. Assim, é possível saber se há comprometimento da imunidade para o tratamento quimioterápico.

Cuidados pós-vacina

Alguns dos cuidados necessários antes de tomar a vacina, devem também acontecer depois da imunização. Como por exemplo, o prazo de espera de 14 dias em relação à outras vacinas; evitar consumo de bebidas alcoólicas e uso de ácido hialurônico e botox pelos próximos 14 dias.

“O sistema demora pelo menos 14 dias depois da vacina para começar a produzir anticorpos, e a pessoa só fica protegida de fato depois da segunda dose [caso o imunizante não seja de dose única]. O tempo total dessa espera vai depender do espaçamento entre as duas doses, mas só quando a cobertura vacinal for ampliada [para além dos grupos prioritários] é que teremos a oportunidade de diminuir distanciamento e uso de máscara”, afirma a imunologista.

Além disso, a especialista destaca que as vacinas ainda não propõem uma cura para a doença ou evitam seu contágio. Assim, os imunizantes são uma proteção contra a doença, evitando o desenvolvimento de quadros graves.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade