Hospital São Vicente realiza 292 cirurgias de urgência em junho
Conecte-se conosco

Coronavírus

Hospital São Vicente realiza 292 cirurgias de urgência em junho

Cirurgias de urgência foram realizadas sem haver saturação de leitos de UTI ou enfermaria, mantendo a qualidade dos serviços de alta complexidade prestados

Publicado

em

São Vicente permanece na ativa para os atendimentos de urgência. (Foto: Divulgação / HSV)
São Vicente permanece na ativa para os atendimentos de urgência. (Foto: Divulgação / HSV)

Na mesma época em que a pandemia do coronavírus atingia o pico de casos no município, em junho, o Hospital São Vicente de Paulo realizou 292 cirurgias de urgência. Segundo a instituição, o atendimento aos pacientes foi realizado sem haver saturação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou enfermaria, mantendo a qualidade dos serviços de alta complexidade prestados.

Segundo o cirurgião-geral, Frederico Michelino, desde o início da pandemia, o corpo clínico estruturou o hospital para que não houvesse contato entre pacientes com Covid-19. Ele também destaca o apoio do Hospital Regional, que recebe pacientes clínicos, para que o São Vicente priorize o atendimento das urgências e emergências.

Frederico, que é diretor-clínico e coordenador de cirurgias do Pronto-Socorro do HSV, informa que dentro das urgências traumáticas, a equipe que tem maior demanda é a de ortopedia, seguida pela equipe de cirurgia geral e a neurocirurgia. As cirurgias são divididas basicamente em duas categorias: urgências traumáticas e urgências não-traumáticas.

“Nas urgências não-traumáticas, que não estão relacionadas a acidentes, a equipe que mais atua é a de cirurgia geral, seguida pela de oncologia, neurocirurgia, cirurgia cardíaca e depois as especialidades – vascular, cabeça e pescoço, urologia, boca maxilo e cirurgia plástica”, explica.

Satisfação

Dona Maria Tereza Bernardino é dona de casa e passou por uma das cirurgias realizadas em junho no São Vicente, em razão de um câncer no intestino. Ela comemora a cirurgia que correu bem.

“No tempo que fiquei internada, fui muito bem cuidada pelos médicos que são ótimos e também pela enfermagem. Tive alta e agora aguardo o tratamento que deve ser feito no Hospital Regional”, informa.

Aos 77 anos, dona Benedita Darci Penteado de Camargo, “nascida e criada em Jundiaí”, como ela gosta de dizer, tem cinco filhos e “perdeu a conta dos netos e bisnetos, graças a Deus”. Bem humorada e disposta, ela conta que precisou fazer uma cirurgia de urgência, em junho, para extirpar um câncer no estômago. Ficou internada seis dias depois da cirurgia e diz que nunca na sua vida foi tão bem tratada.

“Médicos, enfermeiras, todo mundo trata a gente maravilhosamente bem”, acrescenta. Ela queria ter feito uma homenagem aos médicos e enfermeiros do hospital, mas preferiu aguardar em casa durante a pandemia. “Eu rezo por todos eles e elas. Para que sejam sempre com todos como foram comigo”, diz.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade