'Morte' pega onda na praia de Maresias para alertar turistas sobre aglomerações
Conecte-se conosco

Coronavírus

‘Morte’ pega onda na praia de Maresias para alertar turistas sobre aglomerações

‘Cosplayer’ pegou onda junto com surfistas e interagiu com banhistas em vídeo para conscientizar sobre riscos do coronavírus

Publicado

em

Morte surfa na Praia de Maresias. (Foto: Reprodução)
Intenção foi reforçar a importância dos cuidados para evitar a contaminação e disseminação da Covid-19. (Foto: Divulgação)

Em meio aos banhistas e debaixo de muito calor, uma pessoa vestida toda de preto e com uma foice em mãos chamou atenção na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), no fim de semana. O ‘cosplayer’ de morte surfou e interagiu com turistas para um vídeo de um canal com a intenção de conscientizar sobre os riscos de aglomerações devido ao coronavírus.

Veja o vídeo abaixo:

Rafael de Oliveira, que produziu o vídeo, explica que a intenção foi reforçar a importância dos cuidados para evitar a contaminação e disseminação da Covid-19.

“Nós produzimos uma série de surf e já tínhamos lançado alguns episódios. Agora, como se está falando bastante da pandemia, pensei em fazer algo que fosse impactante e, ao mesmo tempo, engraçado. Queríamos passar essa mensagem. Quando ele apareceu na areia, todo mundo riu em um primeiro momento. Mas as pessoas entenderam o recado, a mensagem”, contou.

Quem se vestiu de morte para o vídeo foi Carlos Bahia, conhecido surfista de Maresias que disputa competições de longboard. Na ação, ele foi para o mar com a prancha e, no retorno, voltou surfando – tudo empunhando a foice de plástico e sem deixar o capuz desarrumar. Ao chegar na areia, ele interagiu com o público e também andou pela avenida principal de Maresias.

Com o calor acima de 30 ºC e a flexibilização, as praias no litoral norte paulista têm registrado movimento intenso de turistas aos finais de semana.

Mensagem de alerta

“O litoral norte, como um todo, tem recebido muitos turistas. São Sebastião, Ilhabela, são cidades que têm recebido muitos. E os hospitais aqui não têm total atendimento como em São Paulo. É uma situação um pouco mais difícil. Por isso, queríamos passar essa mensagem dos riscos. Todo fim de semana que está calor tem enchido as praias aqui, as pessoas sem máscara”, acrescentou Rafael de Oliveira.

O canal começou a produzir essa série de surf há dois meses e já foram gravado seis episódios. A ideia da série é mostrar lugares legais para surfar, mostrar equipamentos para o surfe e também a conscientizar sobre o descarte correto dos lixos nas praias. Agora, com o coronavírus, a conscientização também é para os riscos da doença.

“Teve uma repercussão boa esse vídeo. As pessoas têm comentado. Estamos pensando, num próximo episódio, mostrar a situação do lixo nas praias, mostrar como fica depois que as pessoas vão embora. Tem alguns lugares que fica bem feio. Em Maresias, nem tanto. Mas tem umas praias que fica bastante lixo”, disse Rafael.

Com informações do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo