Óbitos por coronavírus batem recorde e aproximam Brasil do patamar atual da Itália
Conecte-se conosco

Coronavírus

Óbitos por coronavírus batem recorde e aproximam Brasil do patamar atual da Itália

Enquanto Brasil registrou 407 novas mortes, país europeu marcou 437

Publicado

em

Tubos de sangue sendo analisados em laboratórios
Número de infectados já é menor que o de curados em 24 horas no país europeu. (Foto: Envato Elements)

Pela primeira vez, o Brasil passou a Itália em número de novos infectados em 24 horas. No país europeu, enquanto o coronavírus mostra queda, no Brasil, a doença toma o sentido contrário.

Entre quarta e quinta-feira (23), foram 3.735 novos pacientes diagnosticados com Covid-19 no Brasil. Na Itália, segundo números da OMS, foram 3.370 novos casos da doença.

O número de mortes entre italianos ainda é alto, mas em 24 horas, as nações encostaram na mesma casa de centena. Lá, foram 437 em 24 horas, aqui, 407.

O país tem um total de 187.327 casos confirmados e é o terceiro país mais afetado pela doença, atrás de Estados Unidos (800.926) e Espanha (208.389).

Brasil segue o caminho da Europa?

Comparar o Brasil a países que já enfrentaram os picos da doença é delicado, uma vez que fatores locais e metodologias interferem as estimativas, assim como dados oficiais e subnotificação.

Na Itália, a primeira morte foi registrada no dia 20 de fevereiro e o pico, segundo o presidente do Instituto Superior de Saúde da Itália, Silvio Brusaferro, teria acontecido no dia 31 de março, 39 dias depois. No Brasil a primeira morte foi registrada em 15 de março.

Os casos da Covid-19 na Itália começaram a mostrar redução em abril e agora, dia a dia, o número de curados começa a superar o de infectados.

Segundo divulgou o UOL, o Departamento de Proteção Civil informou que 3.033 pessoas receberam alta ou foram consideradas curadas em  24 horas, enquanto que, no mesmo período, foram confirmados 2.646 diagnósticos.

“É sensato acreditar que adotaremos [a flexibilização do isolamento] a partir de 4 de maio”, disse o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, na terça (21), já mirando a retomada do país.

No Brasil, o pico de casos deve ocorrer em maio.

“Em relação aos números, sobre casos novos e óbitos, a gente teve um aumento nos óbitos que foi acima do que vinha acontecendo anteriormente”, afirmou o ministro Nelson Teich. “A gente não sabe se isso representa um esforço de fechar os diagnósticos ou se representa uma linha de tendência de aumento”, completou.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade