"Parecia que eu não tinha pulmão", diz paciente que ficou 19 dias entubada por coronavírus
Conecte-se conosco

Coronavírus

“Parecia que eu não tinha pulmão”, diz paciente que ficou 19 dias entubada por coronavírus

Ela recebeu alta na última terça-feira (7) e se recupera em casa

Publicado

em

Foto da paciente saindo do hospital com máscara e na cadeira de rodas
Deise, de 33 anos, sentiu o primeiro sintoma no dia 6 de março. Ela recebeu alta no dia 7 de abril. (Foto: Reprodução/TV Diário)

A auxiliar de enfermagem Deise de Souza Bezerra dos Santos, de 33 anos, viu seus dias nos hospital mudarem em poucos dias. Em vez de atender, ela passou a ser atendida: ficou entubada por 19 dias por conta do novo coronavírus.

A luta contra o Sars-Cov-2, o vírus que causa a doença, não foi fácil. Segundo entrevista ao G1, a auxiliar conta que os médicos chegaram a falar para a mãe e famílias que “era só Deus”.

“Eu não tinha melhoras. Não parecia que eu tinha pulmão. Eu fiquei muito ruim. Deus me deu uma nova oportunidade de vida”, disse ela.

Ela deixou a UTI na terça-feira (7). Na saída, foi aplaudida por dezenas de profissionais de saúde (veja o vídeo).

“É muito emocionante. Depois de tudo o que passei, 30 dias internada, foi muito gratificante receber aqueles aplausos. E eu estou muito bem, graças a Deus. Estou me recuperando aos poucos, fazendo fisioterapia a distância, sendo assistida pelos médicos. Tinha um pouco de dificuldade de andar, mas com alguns exercícios, com a ajuda de familiares, consigo me locomover bem. E a cada dia que passa estou me recuperando mais”.

Progressão da doença

Tosse seca e febre de 39 graus foram os primeiros sintomas sentidos por Deise ainda no dia 6 de março, uma sexta-feira.

Ela procurou uma unidade de saúde e foi testada para Covid, logo depois de contar que era profissional da saúde.

De volta em casa, aguardando o resultado do exame, passou mal e precisou voltar ao hospital. No domingo (8), a auxiliar foi até a rede onde trabalha; fez o raio-X e alguns exames de sangue, que deram pequenas alterações.

Na segunda-feira (9), ela não aguentou esperar. Ainda com muita febre, dor no corpo e agora, falta de ar, ela voltou ao primeiro hospital que passou, em Suzano, e foi internada. Mais tarde, foi transferida para a unidade onde trabalha.

“Eu já cheguei lá não muito bem, com muita falta de ar, que até então eu não estava sentindo. No dia seguinte saiu o resultado positivo. No segundo dia de internação eu tive de descer para a UTI, porque esse vírus não é brincadeira”, diz Deise. “Ele tomou conta do meu pulmão em dois dias. Se olhar o raio-X e a tomografia que fiz no dia 9 e os que fiz no dia em que fui para a UTI, não parece ser a mesma pessoa”, completa.

Como todos os pacientes com sintomas da Covid-19 atendidos por Deise no trabalho apontaram resultado negativo, ela diz não saber onde contraiu o vírus.

“As pessoas estão brincando, mas é muito sério. Temos que levar a sério, sim. Vemos toda hora falando na televisão. Temos que ficar em casa, lavar as mãos e se prevenir, porque esse vírus veio e não é brincadeira. Hoje eu tenho um outro conceito. Estava até falando para o meu marido que eu brincava no começo, falava que a gente estava tudo ‘coronado’. Hoje não brinco mais, porque é muito sério”.

Com informações do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade