Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra Covid
Conecte-se conosco

Coronavírus

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra Covid

Os estudos ainda não foram conclusivos sobre a eficácia da vacina em alguns grupos. Confira.

Publicado

em

Idosas sendo vacinadas por enfermeiras
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Nos próximos meses, milhões de pessoas serão imunizadas contra a Covid-19 no Brasil, mas a vacinação ainda não é certa para alguns grupos. Na primeira fase, a prioridade é para os profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos, indígenas e quilombolas.

De acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia, ainda são necessários estudos complementares da imunização para grupos específicos.

Quem ainda não pode ser vacinado?

Crianças

A princípio os estudos sobre a eficácia da vacina em crianças e adolescentes não estão concluídos. Dessa forma, a maioria dos países que começaram a imunização, autorizou a vacinação para pessoas maiores de 18 anos.

Além disso, os mais jovens têm menos chances de adoecer pelo vírus da Covid-19, mas ainda assim podem desenvolver quadros graves.

Gestantes e puérperas

Nenhuma das vacinas desenvolvidas realizou testes em gestantes ou mulheres que tivessem acabado de dar à luz. Portanto, também não há dados consolidados sobre a segurança e eficácia dos imunizantes nessas pessoas.

“Acredita-se que, talvez, essas vacinas não vão ser um problema. Porque nós já temos outras vacinas de vírus atenuado [usadas por gestantes]. Mas por enquanto a recomendação ainda é não usar a vacina”, explica Weissmann.

Quem talvez não possa ser vacinado

Pessoas com alergias severas

Após os casos de choque anafilático após a aplicação da vacina da Pfizer/BioNTech, no Reino Unido, o governo britânico alertou pessoas que sabem que têm alergias graves a não receberam a vacina.

Neste primeiro momento, o Brasil não utilizará esses imunizantes, feitos de RNA mensageiro. De acordo com Weissmann, é possível apresentar reações alérgicas com qualquer medicamento ou vacina. Mas os estudos das vacinas a serem utilizadas pelo Brasil, até o momento, comprovaram segurança.

Além disso, o médico afirma que as vacinas contra Covid-19 não possuem a restrição vista em outros imunizantes, que não podem ser aplicados em pessoas alérgicas a ovo.

Quem pode ser vacinado

Weissmann destaca que a maioria das pessoas, principalmente as que fazem parte dos grupos de risco, devem se vacinar. Isso inclui os idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas.

Imunossuprimidos

Segundo o especialista, pacientes em tratamento de câncer, HIV positivo, transplantados ou que sofrem de alguma doença autoimune podem receber a vacina contra a Covid-19.

No entanto, ainda não se sabe o nível de proteção da vacina para este grupo. Assim como a vacina da gripe, estes imunizantes, como a Coronavac, é de vírus inativo. Ainda assim, especialistas recomendam que essas pessoas se vacinem.

Pessoas que já foram infectadas com Covid

Algumas pessoas usam o fato de já terem se contaminado com Covid-19 para não se vacinar. No entanto, estudos já mostraram que a imunidade “dada” pelo vírus pode não ter longa duração. Além disso, existem chances de reinfecção por uma variante diferente.

Por isso, Weissmann orienta a imunização de todos que já tiveram a doença.

Com informações do R7.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade