Estudante morre após mal súbito durante treino em academia
Conecte-se conosco

Saúde

Estudante morre após mal súbito durante treino em academia

A morte da jovem de 20 anos passará por perícia e foi registrada como suspeita.

Publicado

em

Imagem do lado de fora da academia
Foto: Reprodução/ Wagner Souza/AAN

Na noite de terça-feira (13), uma jovem de 20 anos morreu enquanto treinava em uma academia, em Hortolândia. De acordo com os médicos do local, a estudante Taciane Aparecida Cardoso sofreu um mal súbito e acabou falecendo ainda na academia.

Uma amiga da família, Rosângela de Andrade Souto (46), disse em entrevista que era o segundo dia da estudante treinando na academia. “Ela estava muito feliz. Era o sonho dela. É uma grande fatalidade. Não sabemos o que aconteceu”, disse.

Ainda de acordo com Rosângela, Taciane era saudável e nunca apresentou problemas de saúde, mas algumas vezes reclamava de dores de cabeça. “A família achava que era normal até porquê a dor de cabeça era em períodos específicos, como o fato de ficar menstruada, essas coisas.”.

A jovem finalizava um treino de braço, utilizando um “pesinho”, quando passou mal e acabou caindo no chão. Assim que Taciane desmaiou, a enfermeira da academia chegou para atendê-la e em seguida o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou e tentou reanimá-la.

O caso da morte de Taciane foi registrado como morte suspeita e laudos periciais irão confirmar a causa da morte. A perícia deve ter os resultados em cerca de 30 dias.

Nas redes sociais, a academia onde Taciane faleceu postou uma nota em que dizem lamentar o caso. “Nunca imaginei passar por uma situação dessas. Nunca passei por isso dentro de minha empresa. Fizemos todos os procedimentos de segurança possíveis na unidade. Era uma aluna de apenas dois dias. Sofreu um enfarto fulminante. Eu lamento o que aconteceu e estamos dando todo apoio a família”, disse o dono do empreendimento.

Na quarta-feira (14), a academia ficou fechada, em luto.

Profissionais advertem

Os profissionais da área de educação e preparação física alertam sobre a importância de uma avaliação clínica antes de iniciar as atividades e treinos nas academias. “O profissional faz avaliações físicas, com dobras cutâneas, analisa o lado psicológico de desconforto por falta de musculatura ou por algum outro motivo, e com esta avaliação realiza o início da prescrição do treinamento do aluno”, disse o preparador físico Eduardo José Cavali.

De acordo com o Cavali, dores de cabeça nem sempre indicam alguma doença, mas a avaliação médica nesses casos também é importante. Além disso o preparador físico também relatou que nos períodos de muito calor existem diversos relatos de AVC.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo