Médico faz cirurgias de catarata gratuitas em sua cidade natal como forma de agradecimento
Conecte-se conosco

Saúde

Médico faz cirurgias de catarata gratuitas em sua cidade natal como forma de agradecimento

Em três anos, ele realizou mais de 50 cirurgias de catarata e 700 consultas

Publicado

em

Atualizado há

Brandão e Seu Francisco após retorno da consulta (Foto: Razões para Acreditar)

O médico oftalmologista Fabiano Brandão, de 43 anos, é natural de Areia, na Paraíba, e na juventude, foi cursar medicina em João Pessoal, e seguiu para Barcelona, na Espanha, onde fez mestrado e doutorado.

Duas vezes por ano, ele retorna para a cidade natal e promove mutirões de cirurgias de catarata gratuitas em idosos, além de doar armações de óculos para crianças e adolescentes, cedidas pelos seus pacientes da clínica particular.

“É a vontade de fazer o bem sem olhar a quem. Tudo o que eu tenho hoje é por conta dos estudos. Foi em Areia que eu aprendi a ler, escrever. Foi em Areia onde aprendi valores de amor ao próximo. Toda minha educação vem de lá. Areia me deu a base de tudo!”, disse o médico em entrevista ao Razões para Acreditar.

Ele ainda disse à equipe do Razões para Acreditar que a “obra social” é uma maneira de agradecer tudo que recebeu da cidade. O médico ainda diz que não existe maior recompensa do que a alegria dos pacientes, como o Seu Francisco, que foi operado de catarata no olho direito.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

O médico oftalmologista Fabiano Brandão é filho do município de Areia, na Paraíba. Na juventude, foi cursar medicina em João Pessoa, e seguiu para Barcelona, na Espanha, onde fez seu mestrado e doutorado. Não dizem que o bom filho à casa torna? Brandão retornou para Areia liderando mutirões de cirurgias de catarata gratuitas, além de doar armações de óculos para crianças e adolescentes em idade escolar, gentilmente cedidas pelos pacientes da sua clínica particular na capital da Paraíba. Ao Razões, o médico disse que a ação voluntária é uma maneira de agradecer tudo o que recebeu da cidade em termos de estudos e muito mais! Pra ele, não existe pagamento maior que a alegria de pacientes como o Seu Francisco, que voltou a enxergar depois de 7 meses. Arrasta pro lado e assista ao vídeo até o final. Vídeo: Arquivo pessoal

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

“A reação deles é emocionante. Naquele dia, eu operei mais dois pacientes: foram três no total. A gente leva a equipe inteira, tanto para as consultas quanto para as cirurgias, além dos equipamentos. Claro que o hospital da cidade dá apoio pra gente. Nós temos uma relação muito boa com eles”, conta Brandão ao Razões para Acreditar.

Brandão começou os mutirões em 2016, e ao todo já foram mais de 50 cirurgias de catarata e 700 consultas. Neste período, ele doou cerca de 600 armações de óculos aos estudantes da rede municipal.

“Um abraço, um sorriso, é o melhor pagamento. Isso é mais valioso do que dinheiro. Mas depois eles voltam com uma galinha, um saco de feijão. É uma graça! No final do ano, eu tive que trazer um peru no carro. Eles me deram um peru (risos). É de coração, entendeu? É um barato!”, afirmou ao Razões para Acreditar.

No final do dia, Brandão e toda a equipe estão cansadas, mas não se deixam abater, pois para ele “um sorriso sincero ou um abraço afetuoso rejuvenesce a alma”.  “É um dia bem cansativo, fisicamente falando. Mas o espírito volta renovado!”, disse ao Razões para Acreditar.

Ele ainda ressalta a ajuda dos profissionais de sua clínica e pacientes, que foram fundamentais para a realização dos mutirões de catarata e para a doação das armações de óculos.

“Todos colaboram! Porque se não tiver a colaboração de todos, a coisa não gira. São várias pessoas colaborando, meus pacientes, funcionários, Areia colabora. Todo mundo colabora!”, diz.

Fonte: Razões para Acreditar

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo
Publicidade