Médico faz cirurgias de catarata gratuitas em sua cidade natal como forma de agradecimento
Connect with us

Saúde

Médico faz cirurgias de catarata gratuitas em sua cidade natal como forma de agradecimento

Em três anos, ele realizou mais de 50 cirurgias de catarata e 700 consultas

Published

on

Atualizado há

Brandão e Seu Francisco após retorno da consulta (Foto: Razões para Acreditar)

O médico oftalmologista Fabiano Brandão, de 43 anos, é natural de Areia, na Paraíba, e na juventude, foi cursar medicina em João Pessoal, e seguiu para Barcelona, na Espanha, onde fez mestrado e doutorado.

Duas vezes por ano, ele retorna para a cidade natal e promove mutirões de cirurgias de catarata gratuitas em idosos, além de doar armações de óculos para crianças e adolescentes, cedidas pelos seus pacientes da clínica particular.

“É a vontade de fazer o bem sem olhar a quem. Tudo o que eu tenho hoje é por conta dos estudos. Foi em Areia que eu aprendi a ler, escrever. Foi em Areia onde aprendi valores de amor ao próximo. Toda minha educação vem de lá. Areia me deu a base de tudo!”, disse o médico em entrevista ao Razões para Acreditar.

Ele ainda disse à equipe do Razões para Acreditar que a “obra social” é uma maneira de agradecer tudo que recebeu da cidade. O médico ainda diz que não existe maior recompensa do que a alegria dos pacientes, como o Seu Francisco, que foi operado de catarata no olho direito.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

O médico oftalmologista Fabiano Brandão é filho do município de Areia, na Paraíba. Na juventude, foi cursar medicina em João Pessoa, e seguiu para Barcelona, na Espanha, onde fez seu mestrado e doutorado. Não dizem que o bom filho à casa torna? Brandão retornou para Areia liderando mutirões de cirurgias de catarata gratuitas, além de doar armações de óculos para crianças e adolescentes em idade escolar, gentilmente cedidas pelos pacientes da sua clínica particular na capital da Paraíba. Ao Razões, o médico disse que a ação voluntária é uma maneira de agradecer tudo o que recebeu da cidade em termos de estudos e muito mais! Pra ele, não existe pagamento maior que a alegria de pacientes como o Seu Francisco, que voltou a enxergar depois de 7 meses. Arrasta pro lado e assista ao vídeo até o final. Vídeo: Arquivo pessoal

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

“A reação deles é emocionante. Naquele dia, eu operei mais dois pacientes: foram três no total. A gente leva a equipe inteira, tanto para as consultas quanto para as cirurgias, além dos equipamentos. Claro que o hospital da cidade dá apoio pra gente. Nós temos uma relação muito boa com eles”, conta Brandão ao Razões para Acreditar.

Brandão começou os mutirões em 2016, e ao todo já foram mais de 50 cirurgias de catarata e 700 consultas. Neste período, ele doou cerca de 600 armações de óculos aos estudantes da rede municipal.

“Um abraço, um sorriso, é o melhor pagamento. Isso é mais valioso do que dinheiro. Mas depois eles voltam com uma galinha, um saco de feijão. É uma graça! No final do ano, eu tive que trazer um peru no carro. Eles me deram um peru (risos). É de coração, entendeu? É um barato!”, afirmou ao Razões para Acreditar.

No final do dia, Brandão e toda a equipe estão cansadas, mas não se deixam abater, pois para ele “um sorriso sincero ou um abraço afetuoso rejuvenesce a alma”.  “É um dia bem cansativo, fisicamente falando. Mas o espírito volta renovado!”, disse ao Razões para Acreditar.

Ele ainda ressalta a ajuda dos profissionais de sua clínica e pacientes, que foram fundamentais para a realização dos mutirões de catarata e para a doação das armações de óculos.

“Todos colaboram! Porque se não tiver a colaboração de todos, a coisa não gira. São várias pessoas colaborando, meus pacientes, funcionários, Areia colabora. Todo mundo colabora!”, diz.

Fonte: Razões para Acreditar

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue

A cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro e maio, foram 21.158 ocorrências. Em abril, no pico da pandemia, 8.365 pessoas adoeceram.

Published

on

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, um panorama sobre a dengue foi apresentado aos médicos e aos enfermeiros da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. Para não repetir o cenário deste ano, Jundiaí reforça estratégias para o enfrentamento e o combate à doença. De acordo com o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro…

Continue Reading

Saúde

Soluços em bebês: entenda por que acontecem e como ajudar

Em bebês, os soluços podem começar ainda no útero, sendo uma resposta natural do sistema nervoso em desenvolvimento.

Published

on

Soluços em bebês
Foto: Canva

Os soluços em bebês são uma ocorrência comum e, na maioria das vezes, inofensiva. Apesar de causarem curiosidade e, em alguns casos, preocupação, eles fazem parte do desenvolvimento natural do organismo do bebê e raramente indicam algum problema de saúde. Entenda por que eles acontecem e saiba como lidar com essas situações. O que são os soluços? Os soluços são…

Continue Reading
Skip to content