Ministro da Saúde afirma que Brasil receberá antiviral para enfrentar a Monkeypox
Conecte-se conosco

Saúde

Ministro da Saúde afirma que Brasil receberá antiviral para enfrentar a Monkeypox

A afirmação foi feita hoje no perfil do Ministro da Saúde. Os antivirais virão para o Brasil, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde.

Publicado

em

Atualizado há

varíola-dos-macacos-compressed
O Brasil, até o momento, registra 1.369 casos confirmados de monkeypox. Foto: halfpoint/ Canva.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que Brasil receberá, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um antiviral para combate ao surto de monkeypox, ou varíola dos macacos. O ministro fez a afirmação hoje, segunda-feira (1), em uma publicação feita em seu perfil do Twitter.

Uma pesquisa publicada na revista científica “The Lancet Infectious Diseases”, do grupo “The Lancet”, mostrou que o antiviral tecovirimat é promissor na redução da duração dos sintomas, bem como, o tempo em que pacientes com varíola dos macacos são capazes de infectar outras pessoas.

Os pacientes que receberam tratamento com o tecovirimat, de acordo com o estudo, tiveram menor duração dos sintomas e expeliu o vírus por menos tempo pelo trato respiratório superior, como nariz, faringe, laringe e parte superior da traqueia.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, o Brasil, até o momento registra 1.369 casos confirmados de monkeypox ou varíola dos macacos. Ainda não há previsão de quantas doses serão importadas e quais grupos, de fato, receberão o antiviral.

Por estados, os casos ficam divididos assim:

  • São Paulo – 1.031 casos;
  • Rio de Janeiro – 169 casos;
  • Minas Gerais – 63 casos;
  • Distrito Federal – 20 casos;
  • Paraná – 21 casos;
  • Goiás – 18 casos;
  • Bahia – 11 casos;
  • Ceará – 4 casos;
  • Rio Grande do Norte – 2 casos;
  • Espírito Santo – 2 casos;
  • Pernambuco – 7 casos;
  • Tocantins – 1 caso;
  • Acre – 1 caso;
  • Rio Grande do Sul – 6 casos;
  • Mato Grosso do Sul – 5 casos;
  • Amazonas – 1 caso;
  • Santa Catarina – 7 casos;

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo
Publicidade