Número de mortes por causas naturais cresce 11% no Brasil durante a pandemia
Conecte-se conosco

Saúde

Número de mortes por causas naturais cresce 11% no Brasil durante a pandemia

Já mortes por causas violentas caem 26% no mesmo período, segundo levantamento

Publicado

em

Funeral
Número de óbitos por causas naturais cresce 11% no Brasil durante a pandemia (Foto: Freepik)

Crescimento total de óbitos chega a quase 9% em todo o território nacional, enquanto mortes por causas violentas caem 26% no mesmo período. Amazonas registra aumento vertiginoso de 84,6% entre março e maio deste ano

O Brasil viu crescer em 11,3% o número de óbitos por causas naturais entre os meses de março e maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados correspondem ao total de registros deste tipo de morte lançados pelos Cartórios de Registro Civil no Portal da Transparência, plataforma online administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

As mortes por causas naturais são aquelas resultantes de uma doença ou de um mau funcionamento interno do corpo, assim listadas pelos médicos que preenchem as Declarações de Óbitos (DOs), documento que atesta o falecimento e dá origem à certidão de óbito feita em Cartório para o sepultamento. Nesta classificação estão incluídas as mortes por Covid-19 e demais doenças respiratórias.

Em números absolutos o País viu crescer 32.249 óbitos entre os meses de março e maio, passando de 284.928 mortes por causas naturais em 2019, para 317.177 falecimentos em 2020. Por ainda estar dentro do prazo legal para o lançamento dos dados no Portal, o mês de junho não foi contabilizado no levantamento feito no Portal da Transparência nesta segunda-feira (15.06). O maior crescimento se deu entre os meses de abril e maio, 17,8%, enquanto que no mesmo período de 2019 este aumento havia sido de 8,8%.

Já o total de óbitos no País durante este mesmo período registrou aumento de 8,8%, passando de 304.676 em 2019, para 331.775 em 2020. Os dados também mostram crescimento entre os meses deste ano, aumentando 7,2% em abril em comparação ao mês de março, e 12,5% em maio na comparação com o mês anterior. Em 2019, o aumento entre estes mesmos meses havia sido de 8,3% e 7,2% respectivamente.

Dentre os estados brasileiros, o Amazonas foi, disparado, aquele que verificou maior crescimento de mortes no período: um aumento de 84,6%, seguido pelos estados do Ceará (34,1%), Pará (28,8%), Pernambuco (28,7%) e Rio de Janeiro (22,9%). São Paulo registrou aumento de 9,5%, passando de 76.821 em 2019, para 84.172 em 2020. Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul viram o número de óbitos por causas naturais diminuir na comparação com o ano de 2019.

Mortes violentas caem

A quarentena adotada em vários estados contribuiu, de maneira significativa, para que o número de mortes no País não fosse ainda maior e não sobrecarregasse, ainda mais, o sistema de saúde das diferentes unidades da Federação durante a pandemia. O fechamento de bares, casas noturnas e mesmo a significativa redução de automóveis em circulação nas ruas, avenidas e estradas fez com que o número de mortes violentas no País tivesse uma redução de 26% neste ano, em comparação a 2019.

Mortes violentas são aquelas que correspondem às causas externas, entres elas os acidentes de trânsito, homicídios, suicídios, afogamento, envenenamento, queimaduras, entre outros. Estas causas, que em 2019 representaram 19.748 óbitos nestes três meses, caíram para 14.598 em 2020. Considerando-se os cinco primeiros meses do ano, a redução é de 20,3%, passando de 40.593 no ano passado para 32.347 neste ano.

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo