Hospital São Vicente usa dispositivo para evitar pneumonia em pacientes 
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente usa dispositivo para evitar pneumonia em pacientes 

Medidor de pressão de cuff é indicado para pacientes em ventilação mecânica, intubados e traqueostomizados. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

Hospital São Vicente usa dispositivo para evitar pneumonia em pacientes 
O dispositivo otimiza o trabalho dos profissionais de fisioterapia (Foto: Hospital São Vicente)

O Hospital São Vicente de Paulo testa um novo dispositivo para aprimorar o tratamento de pacientes em ventilação mecânica. O medidor de pressão de cuff ajuda na prevenção de casos de pneumonia também em pacientes intubados e traqueostomizados. A equipe médica coloca o dispositivo na ponta do tubo ligado ao paciente e as marcações indicam se a pressão do cuff (balão), que impede a passagem de secreções para o pulmão, está acima ou abaixo do ideal.

Implementado em fevereiro, o medidor foi aprovado pelo Comitê de Ética do HSV e está sendo submetido a um estudo de eficiência do aparelho. Com o uso dos 150 dispositivos até agosto, apenas um dos pacientes desenvolveu a pneumonia.

De acordo com o supervisor de fisioterapia, Daniel Gimenez, o medidor de pressão de cuff complementa outras medidas tomadas pela equipe médica. “O paciente intubado tem um risco maior de desenvolver pneumonia. Por isso temos diversas ações para evitar a contaminação, como a higienização correta das mãos, manter a cabeceira do paciente elevada, fisioterapia respiratória e outras iniciativas. A chegada do dispositivo é um fator a mais para ajudar nessa prevenção”, explica.

Hospital São Vicente usa dispositivo para evitar pneumonia em pacientes 
Foto: Hospital São Vicente

Otimização e segurança

Por ser um indicador de pressão automático, o dispositivo otimiza o trabalho dos profissionais de fisioterapia. “Até então, sempre fizemos a regulação manual da pressão, verificando o paciente várias vezes ao dia. Com esse trabalho manual, o risco de escapar ar e as secreções das vias aéreas irem para o pulmão é maior, enquanto o medidor de pressão de cuff diminui as chances da infecção associada ao ventilador mecânico porque evita o escape do ar”, aponta Gimenez.

A fisioterapia hospitalar de qualidade faz parte do cuidado multidisciplinar oferecido pelo HSV. “O mais gratificante é que podemos cuidar do paciente de maneira mais assertiva, com um dispositivo que traz ainda mais segurança para o tratamento. É muito bom saber que, com todas essas medidas implementadas, o paciente terá melhores resultados e receberá alta mais rapidamente”, afirma o fisioterapeuta.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo