Moradores da Vila Marlene conhecem projeto da futura Clínica da Família
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Moradores da Vila Marlene conhecem projeto da futura Clínica da Família

Nova Unidade de Atenção Pré-Hospitalar e da Clínica da Família da Vila Hortolândia devem ser entregues até o segundo semestre de 2020

Publicado

em

Moradores da Vila Marlene conhecem projeto da futura Clínica da Família
Moradores da Vila Marlene conhecem projeto da futura Clínica da Família (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, se reuniu com a comunidade da Vila Marlene na tarde de sexta-feira (26) para apresentar o projeto do novo equipamento de saúde da região, o Pronto Atendimento e a Clínica da Família em um único lugar. 

O encontro, realizado no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) da Vila Marlene, reuniu cerca de 100 moradores, que puderam saber mais sobre o projeto e fazer perguntas ao gestor. “Nosso objetivo é ouvir a comunidade, porque ela é que dirá o melhor rumo a ser tomado”, frisou.

A intenção é de que o novo equipamento possa ser referência também para a Vila Marlene, mas quem irá decidir isso será a própria comunidade.“Esse é um projeto de expansão das unidades básicas de saúde de Jundiaí, visando maior resolutividade e melhoria do atendimento”, afirmou Texera. 

O novo equipamento, que fica próximo à região da Vila Marlene, irá oferecer atendimento de atenção pré-hospitalar e a Clínica da Família, que terá seis equipes completas de estratégia de saúde da família – que incluem médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

LEIA TAMBÉM:

Confira o cronograma de vacinação da BCG em Jundiaí

UPA Vetor Oeste supera meta de atendimento médico

A estrutura dessa Clínica da Família – que também conta com exames diagnósticos, como raio x, ultrassom, eletrocardiograma e exames de análises clínicas – é a mesma que já existe no Jardim Novo Horizonte, e que recebeu o Prêmio Inovacidade no SmartCity Business Brazil Congress & Expo; esse projeto, inclusive, foi o único direcionado para a saúde pública em Atenção Básica que recebeu o reconhecimento nacional como inovador.

A atual UBS da Vila Hortolândia conta com 35 profissionais e uma sala de odontologia; em comparação, as novas instalações contarão com quase cem profissionais de saúde e três salas de odontologia.

“A grande vantagem dessa estrutura é a rapidez no diagnóstico e tratamento; se o médico solicitar um exame, ele poderá ser feito no mesmo local, e encaminhado ao médico a seguir, tornando o atendimento muito mais eficaz”, explicou Texera, que também acrescentou que a UBS atual da Vila Hortolândia será transformada em uma casa de apoio, inclusive com a distribuição de medicamentos.

Presente ao encontro, José Jesus Sete afirmou que inicialmente era contra o projeto, mas, ao buscar informações, mudou de ideia. Morador da Vila Marlene, ele tem uma confeitaria e faz entregas no Novo Horizonte. “Conversei com umas dez pessoas no bairro, que falaram sobre o funcionamento da Clínica da Família e elogiaram o trabalho realizado. A gente tem que apoiar”, diz.

Dinorá Cristina de Souza Furlan também aprovou a ideia. Moradora da Vila Marlene há 26 anos, ela acompanhou as explicações do gestor. “Achei o projeto muito interessante, porque vai resolver os casos mais rápido, tendo tudo em um só lugar”.

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo
Publicidade