Região Metropolitana de Jundiaí realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta (23)
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Região Metropolitana de Jundiaí realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta (23)

Somadas, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu ultrapassam os 840 casos confirmados da doença.

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (23), os sete municípios da Região Metropolitana de Jundiaí realizam o Dia D de Combate à Dengue. A mobilização foi uma das estratégias pactuadas pelos prefeitos e gestores de saúde da RMJ, com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE XVII).

“O cenário é de alerta e não podemos perder vidas em razão da dengue e, também, das outras arboviroses (zika e chikungunya). A RMJ se une em uma grande força-tarefa para o enfrentamento e combate ao mosquito, que não vê barreiras. Estamos integrando ações e buscando conscientizar o maior número de pessoas para proteger a nossa população”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A diretora técnica de Divisão de Saúde GVE XVII Campinas, Márcia Pacóla, destacou que a importância da atuação regional. “Era aguardado um aumento nos meses de março e abril, mas houve uma antecipação, sendo necessária forte atuação. Temos um aglomerado de pessoas e fluxo de circulação grande na região. A definição de estratégias em conjunto e fundamental para esse enfrentamento”, comentou.  

Somadas, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu ultrapassam os 840 casos confirmados da doença. Os dados são do painel de monitoramento do Estado de SP.

Cenário da Dengue

Até o dia 21, Jundiaí registrou 672 casos de dengue (329 autóctones, 86 importados e 257 em investigação para determinação de local de transmissão). 806 exames estão no aguardo de resultados.

No País, são mais de 715,6 mil casos prováveis, segundo o Ministério da Saúde, sendo 75,5 mil confirmados no Estado de São Paulo, com 17 mortes até a última quarta-feira (21).  A estimativa, com a combinação entre o fator climático e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4, é que o Brasil registre em torno de 5 milhões de casos no país esse ano.

“Cabe a nós revertemos esse quadro. Com o Dia D de mobilização, damos início a um amplo trabalho para impactar todos os habitantes da nossa região. Nossa expectativa é que a população adote comportamento preventivo. A maioria absoluta dos casos é contraída na localidade em que a pessoa mora; 85% dos criadouros estão nos quintais. Se não tem água parada, o mosquito não nasce. Convocamos cada um a fazer a sua parte”, acrescentou o chefe do Executivo de Jundiaí.

Programação

A programação de atividades desta sexta-feira começará às 8h. Entre as ações regionais estão: visitas a imóveis, orientação, eventos educativos, coleta de inservíveis, pedágios, verificação em pontos estratégicos, caminhada e distribuição de material informativo.

Em Jundiaí, a mobilização conta com o envolvimento de todas as Unidades de Gestão e de parceiros da sociedade civil, como o Rotary jundiaiense, sindicatos, shoppings e a Associação Comercial. Durante todo o dia, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), juntamente com as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), percorrerão os territórios em ação casa a casa para a busca de criadouros e orientação.

Além disso, montarão barraca educativa no Centro com a presença de agentes mirins das 13h30 às 16h, para que a população conheça o ciclo do mosquito; as escolas municipais promoverão atividades com os alunos; e nos bairros Vila Nambi e Ruy Barbosa – ambos com transmissão de dengue e necessidade de bloqueio – caminhões da Limpeza Pública farão a coleta extra de inservíveis. Já a Associação Comercial envolverá suas equipes em vistoria aos seus imóveis e nos shoppings acontecerão atividades educativas.

“Temos uma projeção de aumento de casos para as próximas semanas. Esse é um momento importante de bloqueio da transmissão nas regiões para a contenção de ocorrências. Estamos com os serviços de saúde preparados para garantir assistência à população e com estratégias definidas. Mas o ideal é evitarmos a doença. Sabemos o que é necessário fazer e cabe a nós agirmos para que Aedes aegypti não nasça destacou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Também participaram da reunião a prefeita de Jarinu, Débora Cristina do Prado Belinello, e o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, e secretários municipais de saúde das cidades da seis cidades da RMJ.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo
Publicidade