Finlândia propõe banir importação de carne brasileira na Europa
Connect with us

Política

Finlândia propõe banir importação de carne brasileira na Europa

País ocupa a presidência rotativa da União Europeia e ministro das Finanças disse que “condena a destruição da floresta amazônica”

Published

on

Finlândia propõe banir importação de carne brasileira na Europa
Finlândia propõe banir importação de carne brasileira na Europa (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

A Finlândia, que tem a presidência rotativa da União Europeia (UE), anunciou, nesta sexta-feira (23), que pretende encontrar uma forma de fazer o bloco banir a importação de carne brasileira por causa das queimadas na Amazônia.

“O ministro de Finanças Mika Lintila condena a destruição da floresta amazônica e sugere que a UE e a Finlândia devam urgentemente rever a possibilidade de banir as importações de carne bovina brasileira”, afirmou o Ministério das Finanças da Finlândia. 

Ainda nesta sexta, a França ameaçou se opor ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O escritório do presidente francês Emmanuel Macron acusou o presidente Jair Bolsonaro de mentir durante o encontro do G20 em Osaka, no Japão, ao minimizar as preocupações com a mudança climática. 

Crise internacional

Na quinta-feira (22), Macron propôs que a crise internacional da Amazônia seja uma prioridade na cúpula do G7 neste fim de semana em Biarritz, na França. Ele publicou no Twitter que “nossa casa está queimando”. 

A chanceler alemã Angela Merkel, manifestou apoio ao presidente francês por meio de seu porta-voz, considerando que os incêndios na Amazônia constituem uma “situação urgente” que deveria sim ser discutida durante cúpula do G7.

Em resposta, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro acusou Macron de ter “mentalidade colonialista” e de querer “instrumentalizar” o tema “para ganhos políticos pessoais”. 

Queimadas aumentam mais que o dobro em 2019

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao ano de 2018, se compararmos o mesmo período de janeiro a agosto, com 39.194 focos de incêndio. 

Esta é a maior alta e também o maior número de registros em 7 anos no país. Do total de focos de incêndio, a Amazônia concentra 52,5% dos pontos, o Cerrado é responsável por 30,1%, seguido pela Mata Atlântica, com 10,9%. 

Com informações do G1. 

Política

Projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação é aprovado na Câmara de Jundiaí

Published

on

Vereador Faouaz Taha discursando sobre o projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação na Câmara de Jundiaí.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Na sessão desta semana, na Câmara de Jundiaí, foi aprovado um projeto de lei que prevê uma política municipal intersetorial para oferecer suporte à garantia dos direitos das crianças com altas habilidades e superdotação. O projeto visa atender às necessidades específicas de crianças e jovens com altas habilidades e superdotação, incluindo aqueles que também possuem diagnóstico para algum grau de…

Continue Reading

Política

STF determina limite de 40g para porte de maconha para consumo pessoal

O limite de 40 gramas é “relativo”, ou seja, mesmo com uma quantidade inferior, o indivíduo poderá ser processado por tráfico se a polícia considerar que sua intenção era a venda da droga.

Published

on

STF determina limite de porte de maconha para uso pessoal
A decisão do STF descriminaliza o porte da maconha para consumo próprio, diferenciando usuário de traficante (Foto: Freepik/wirestock)

Em um julgamento histórico, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (26) os critérios para diferenciar usuários de traficantes de maconha no Brasil. A decisão descriminaliza o porte da droga para consumo próprio, estabelecendo um limite de 40 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis sativa. De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, o limite…

Continue Reading

Política

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli apresentou complemento de voto na retomada do julgamento pela Corte

Published

on

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Canva

Nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu seu voto e reafirmou seu apoio à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Com este posicionamento, o STF formou maioria a favor da não criminalização da posse da droga para uso próprio no Brasil. Posição dos ministros sobre a descriminalização do porte de maconha Ainda…

Continue Reading

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da…

Continue Reading

Política

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de ‘negacionista’

Presidente destacou que há “muita gente boa” para se candidatar, e buscar a reeleição “não é a primeira hipótese”

Published

on

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pode tentar a reeleição nas eleições de 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar" o Brasil. Porém, Lula destacou que há "muita gente boa" para se candidatar, e buscar a reeleição "não é a primeira hipótese". Discurso sobre de Lula sobre…

Continue Reading