UBSs de Jundiaí fazem acompanhamento de casos suspeitos de dengue
Conecte-se conosco

Saúde

UBSs de Jundiaí fazem acompanhamento de casos suspeitos de dengue

Jundiaí registra 1.471 casos suspeitos de dengue

Publicado

em

Atualizado há

O sistema de atenção básica de saúde de Jundiaí está atendendo e acompanhando todos pacientes com suspeitas de dengue na cidade que registra 1.471 casos suspeitos, entre 1º de janeiro e 18 de abril.

Como é o caso de Dilse Maria da Silva, de 62 anos, usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São Camilo, que sentiu os sintomas da dengue e buscou atendimento no Pronto Atendimento (PA) da Ponte São João. Na unidade foi realizado o exame de sangue que constatou a suspeita da arbovirose.

“Fiquei muito ruim. Precisei fazer vários exames para acompanhar como estava a evolução da doença e se eu estava me recuperando adequadamente. Na segunda-feira (22) tive alta do médico com o médico da UBS. O acompanhamento perto de casa foi muito importante já que tive orientação e apoio”, comenta a mulher que mora há mais de duas décadas no bairro. “Essa doença é muito perigosa. As pessoas precisam se conscientizar sobre a limpeza dos quintais para que os mosquitos não procriem”, completa.

Uma das UBSs que tem recebido mais pacientes, com queixas de dores no corpo, febre alta e repentina, dores nas articulações e no fundo dos olhos, é a do Jardim São Camilo, que registrou 139 casos positivos de dengue.

“Nas últimas semanas percebemos um aumento gradual no número de casos suspeitos (cerca de 30 por dia). Muitos chegam encaminhados para acompanhamento a partir de Pronto Atendimento. Outros, direto em busca de acolhimento com a equipe, que tem trabalhado para minimizar o tempo de espera e oferecer o melhor atendimento para a população”, comenta a enfermeira da UBS São Camilo, Saionara Bispo Machado.

Entre as ações determinadas pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), está o conforto e bem-estar dos moradores, por isso a realização do exame laboratorial agora é feito na própria cidade. Até o ano passado, os exames eram colhidos e encaminhados para laboratórios do Estado de São Paulo, que demoravam até 30 dias para o retorno do resultado.

“Com a realização pelo sistema municipal os resultados chegam, em média, em 15 dias, agilizando o acompanhamento dos casos. As situações de risco de surtos ou epidemias colocam à prova os sistemas de saúde dos municípios. Jundiaí mostra, mais uma vez, que o trabalho de vigilância realizado é eficiente”, argumenta a biomédica da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Ana Lúcia de Castro.

Em casa caso suspeita é feito uma série de ações pelas equipes de saúde, como investigação, orientação, eliminação de criadouros e bloqueios. Nesta semana, as ações contra os mosquitos Aedes aegypti continuam nos bairros Vila Arens, Jardim do Lago e Vila Hortolândia.

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo
Publicidade