Pais dizem terem sido expulsos de clube por levarem comida especial para filho autista
Conecte-se conosco

Brasil

Pais dizem terem sido expulsos de clube por levarem comida especial para filho autista

A mãe explicou que criança possui seletividade alimentar severa. Em nota, o clube negou ter expulsado a família.

Publicado

em

Atualizado há

Criança em piscina e mulher
A família denunciou que o clube teria restringido a quantidade de alimentos e depois indicaram para que se retirassem do local (Foto: Arquivo pessoal/Caroline Monteiro)

Caroline Cavalcante Monteiro é mãe de Daniel, de 4 anos, que é autista. Nesta semana, Caroline denunciou nas redes sociais que a família foi expulsa de um clube, no Distrito Federal, por levarem comida especial para a criança, na última quinta-feira (25).

De acordo com a mãe, Daniel tem seletividade alimentar severa devido ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, o menino não come qualquer alimento. Em suas redes sociais, a mulher relatou o caso em um vídeo.

“Crianças autistas têm aversão ao toque, sensibilidade no paladar, a texturas e preferências por cores. Ele só toma suco de uva e só um tipo de salgadinho desde os dois anos de idade”, explicou, em entrevista ao g1. “Estamos muito tristes. É tudo bem confuso, uma sensação angustiante e humilhante”, completou.

Em nota, o Clube Águas Correntes negou ter proibido a entrada de alimentos especiais para Daniel e que expulsou a família. Além disso, no comunicado o clube informou que a equipe teria orientado que “não seria permitido a entrada de alimentos para os demais”.

RG de criança autista
Foto: Arquivo pessoal/Caroline Monteiro

Experiência no clube

Caroline explicou que a família foi até o clube após pesquisar por um local que atendesse as necessidades do filho. De acordo com a mãe, ao chegar no clube, a família apresentou a documentação de Daniel e solicitou a entrada no clube com os alimentos especiais para o menino.

O pai de Daniel ainda teria ido até a lanchonete no clube, para conferir se havia alimentos que o filho consumisse, mas não encontrou. Caroline conta que o pessoal do clube vistoriou o carro e restringiu a quantidade de comida para o menino. “Eu estava com 4 caixinhas de suco, só entramos com uma. Dois salgadinhos, entramos com um”, contou a mãe.

Lanche de criança
Foto: Arquivo pessoal/Caroline Monteiro

Assim, após entrarem no clube e irem para a área da piscina, um segurança teria abordado a família, e questionado o motivo de estarem com alimentos que não compraram dentro do local. Dessa forma, mostraram novamente o documento que comprovam que Daniel é autista. “Mesmo assim o segurança afirmou que não tínhamos autorização para isso”, contou Caroline.

Depois disso, segundo a mãe, o segurança foi até a administração do clube, e voltou cerca de 30 minutos depois.

“O mesmo segurança voltou dizendo que iria recolher todos os alimentos ou que a gente se retirasse do clube”, denunciou a mãe.

Neste sábado (27), Caroline contou que foi até a delegacia da Cidade Oriental, para registrar um boletim de ocorrência. No entanto, não conseguiu fazer o registro no posto.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo