Mais saudável, rio Jundiaí volta a ter peixes, garças e outros pássaros
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Mais saudável, rio Jundiaí volta a ter peixes, garças e outros pássaros

Nesta segunda-feira (23) é comemorado o Dia do Rio Jundiaí, que desde 1984 passa por um processo de despoluição

Publicado

em

Mais saudável, rio Jundiaí volta a ter peixes, garças e outros pássaros
Com menos poluição, aves voltaram a habitar o rio (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (23), é comemorado o Dia do Rio Jundiaí, que vem passando por uma transformação importante e ficando mais saudável, por conta de um processo de despoluição iniciado em 1984, ano da criação do Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU).

A cada ano, várias medidas foram tomadas para que este grande patrimônio ambiental do município fosse recuperado. Em 2017, houve o reenquadramento do Jundiaí – a mudança da classe 4 (quase morto) para a 3.

O resultado disso é a volta de peixes nadando no rio, explicada pela estrutura de Várzea Paulista e de Jundiaí quanto ao tratamento do esgoto que antes era despejado no local.

Dois anos depois do reenquadramento (recuperação), garças e outros pássaros também voltaram a frequentar os arredores, pousando no rio para comer pequenos peixes.

A partir do momento em que o esgoto parou de ser jogado no rio e começou a ser tratado nas estações, ele “passou a se limpar”, a se autodepurar.

Concurso de ideias

Em 2019, o Dia do Rio Jundiaí será marcado pela exposição dos trabalhos vencedores do Concurso de Ideias do Vale do Rio Jundiaí, evento criado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) a partir da iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).

O evento acontece a partir deste sábado (21), das 9h às 13h, na Biblioteca Professor Nelson Foot, no Complexo Argos. A exposição poderá ser vista por 30 dias e, de segunda a sexta, os trabalhos estarão à disposição do público das 8h às 22h.

“O rio Jundiaí é um atributo natural importante para elevar a qualidade de vida na cidade e merece ser olhado desta forma. Até algum tempo atrás, o rio foi considerado por algumas pessoas como um problema, com seu curso de água poluído e que transbordava, inundava as casas e causava prejuízos”, destaca o gestor UGPUMA, Sinésio Scarabello.

“O Jundiaí é o nosso maior rio e com a maior extensão no nosso território. Ele é significativo para o município e pode contribuir também para resgatar a biodiversidade urbana de Jundiaí”, completa.

Os trabalhos do concurso apresentarão sugestões de requalificação de todo o vale do Rio Jundiaí, de forma a melhorar a proteção ambiental, qualificar os espaços e ofertar lazer, entre outras ações que garantam qualidade de vida a partir da integração do rio ao cotidiano da cidade.

A exposição seguirá para outros equipamentos públicos para que a população possa conhecer as sugestões feitas por arquitetos de todo o País. No mesmo dia, das 9h às 17h também no Complexo Argos, haverá a Conferência da Cidade, realizada pelo Conselho Municipal de Políticas Territoriais (CMPT), que debaterá diversos temas, inclusive recursos hídricos.

Tratamento

Segundo informações da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) de Jundiaí, a bacia do Jundiaí é a primeira do país a ter tratamento em todas as cidades e, por isso, a qualidade do rio vem melhorando. Jundiaí foi a primeira a conseguir tratar 100% do esgoto coletado. Os emissários de esgotos envolvem também rios menores, como o Guapeva, e córregos.

O Rio Jundiaí tem seu nome originado do tupi-guarani (“yundiá”, que significa “rio dos bagres” – “Jundia” = bagre e “Y” = rio). O peixe jundiá é uma espécie de bagre. O rio tem 123 km de extensão – 28 dentro da cidade de Jundiaí – e sua bacia possui uma área de 1.114 km2. O Jundiaí nasce em Mairiporã, passando por Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Itupeva, Indaiatuba e Salto, desaguando no rio Tietê, nesta última cidade.

No aplicativo da Prefeitura de Jundiaí (que pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone), o cidadão pode denunciar o despejo irregular de esgoto no rio Jundiaí, além do descarte de óleo automotivo, lixo e entulho.

A vegetação na margem também é queimada e muitas queixas são feitas a respeito disso.

Pelo telefone 153, a Guarda Municipal recebe as denúncias e as encaminha para a UGPUMA, que vai a campo fiscalizar. Se for o caso, o infrator é autuado.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade