Governo Federal lança programa de distribuição gratuita de absorventes através do SUS
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Governo Federal lança programa de distribuição gratuita de absorventes através do SUS

O foco do programa é a distribuição gratuita para a população abaixo na linha da pobreza

Publicado

em

Atualizado há

Pessoa segurando absorvente descartável
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa, que prevê investimento de R$ 418 milhões anuais (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

No Dia da Mulher, 8 de março, o Presidente Lula (PT) assinou o decreto de criação do Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual. Assim, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, ofertará absorventes gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O foco do projeto é a população abaixo da linha da pobreza.

De acordo com o ministério, a iniciativa beneficiará cerca de 8 milhões de pessoas, e contará com investimento de R$ 418 milhões por ano. Além disso, o programa incluirá estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou em extrema situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de privação de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas.

A pasta ainda destacou no anúncio que o projeto atenderá pessoas que menstruam. Ou seja, será voltado a mulheres cisgênero, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e intersexo.

Texto vetado em 2021

A Lei Federal 14.214 de 2021 garante a distribuição de absorventes. No entanto, o governo anterior foi contra a política. O Senado aprovou o texto em setembro de 2021, sancionado pelo então Presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas Bolsonaro vetou a distribuição gratuita dos absorventes.

Em março de 2022, o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial, e no mesmo mês, Bolsonaro regulamentou a distribuição. Ainda assim, em novembro o Ministério da Saúde lançou o Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual. A promessa era atender 4 milhões de pessoas.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade