Estudantes de Jundiaí desenvolvem site sobre impactos causados pelo descarte incorreto do lixo
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Estudantes de Jundiaí desenvolvem site sobre impactos causados pelo descarte incorreto do lixo

Projeto conseguiu a instalação de mais lixeiras na Vila Marlene

Publicado

em

Estudantes de Jundiaí desenvolvem site sobre impactos causados pelo descarte incorreto do lixo (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A sugestão de um grupo de quatro estudantes do Senac Jundiaí, transformada em site e apresentada no auditório da Prefeitura na última sexta (4), foi acatada pela Administração: a instalação de mais lixeiras na Vila Marlene será providenciada pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). 

A ação foi resultado de um contato entre o Senac e a Assessoria de Políticas da Juventude, e deixou as meninas radiantes. “O tema da sustentabilidade faz parte do nosso curso, e ficamos muito felizes por poder apresentar a proposta e saber que ela foi bem recebida”, disse Tayssa Evelyn de Abreu Lima, uma das integrantes.

Além dela, as estudantes Ana Laura Tobias Greco, Daniela Agata Gomes dos Santos e Stefanie Rosa Bonfim Mariterra são alunas do Programa Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e uma das tarefas do curso é o desenvolvimento de um projeto cujo tema transite pelo conteúdo ministrado.

Interessadas na proteção do meio ambiente, elas desenvolveram o site Impactos do Lixo , cujo foco é conscientizar sobre os riscos e impactos do lixo que é jogado nas ruas, calçadas e até mesmo em terrenos vazios.

O site realizou uma enquete para descobrir o que poderia ser melhorado na área de limpeza urbana, e o resultado foi esse: a instalação de mais lixeiras.

Presente à apresentação, o diretor de Limpeza Pública da UGISP, Márcio Alberto Moraes, parabenizou a iniciativa. “A enquete que as estudantes realizaram nos trouxe uma demanda da região e vamos aproveitar a sugestão, não só para atender o pedido como também para incentivar o trabalho delas”, afirmou.

O assessor de Políticas para Juventude, Diego Eduardo da Silva, explica que foi contatado pela professora da turma no Senac, Luiza Alice Bezerra, e agendou a apresentação. “Essas iniciativas trazem sugestões valiosas da juventude e é importante compartilhá-las com a Administração”, disse Diego. 

A professora Luiza também agradeceu a acolhida. “A sustentabilidade é uma marca formativa do Senac, e foi muito gratificante apresentar o site aqui. Vamos agora acompanhar o andamento do trabalho”.

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continuar lendo

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo
Publicidade