Escola Cidadã inspira projeto finalista em Feira de Ciências do Estado de São Paulo
Conecte-se conosco

Educação

Escola Cidadã inspira projeto finalista em Feira de Ciências do Estado de São Paulo

Publicado

em

Atualizado há

Estudantes desenvolveram projeto para influenciar e estimular os jovens (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Desenvolvido pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), da Prefeitura de Jundiaí, o projeto piloto Escola Cidadã, inspirou alunos da Escola Estadual Deolinda Copelli a inscreverem um trabalho pré-científico na 9ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), direcionado para a segurança das mulheres. A proposta foi selecionada entre as finalistas estaduais na categoria Master – Linguagem e segue para a grande final, feita pela Secretaria de Estado da Educação.

“Jundiaí, a partir do projeto Escola Cidadã, motivou os jovens a construírem políticas públicas, além de estimular o próprio desenvolvimento de seu potencial. A participação do jovem na administração pública é fundamental para ações que contribuam com o Estado de São Paulo”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“O Escola Cidadã nasceu com o objetivo de apresentar e atrair os jovens para as discussões de políticas públicas. Saber que os jovens inspiraram projeto de lei e agora, estão na disputa estadual em feira científica, reforça o caminho desenvolvido desde o ano passado, com a participação do Núcleo de Assessorias de Políticas Públicas em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí”, comenta o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.

Um dos alunos envolvidos no projeto, Caio Schimit afirma que a ideia foi mudar a forma de comunicação para chamar a atenção do problema. “Estimulamos o debate com foco no empoderamento da mulher e não na violência, pois dessa maneira o processo de superação pode ser facilitado”.

Para Emily Xavier, outra aluna envolvida, o Escola Cidadã foi fundamental para que houvesse um aprofundamento no tema e na possibilidade de passar uma mensagem de conscientização a mais jovens. “Essa é uma temática muito importante e deve ser amplamente debatida e difundida entre os jovens. Acreditamos que influenciar esse público é fundamental para educar, cortar o mal pela raiz e mostrar que a violência, independente de qual seja, não é normal”, explica.

Para a dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, o projeto Escola Cidadã é motor propulsor para debates de temas de grande relevância. “A violência contra a mulher foi o tema escolhido pelos estudantes para ser trabalhado como proposta de política pública para ser apresentada à cidade, como proposto pelo prefeito Luiz Fernando Machado. É de extrema necessidade sua discussão e o projeto de lei apresentado pelo prefeito, na semana passada, vem ao encontro da necessidade de fortalecer e sedimentar o assunto nas escolas”, reforça.

Feira

A FeCEESP é uma ação pedagógica que busca estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, das Linguagens e da Matemática, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica.

A 9ª FeCEESP conta com três categorias: Mirim (4º e 5º anos EF), Júnior (6º, 7º, 8º anos EF), Master (9º ano EF, 1ª e 2ª séries do EM e EJA). Já as Áreas do Conhecimento são distribuídas em: Ciências da Natureza – CN, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CHS, Desafios Matemáticos – DM e Linguagens – LGG.

O trabalho elaborado pelas alunas da EE Deolinda Copelli foi selecionado entre os 237 projetos inscritos. Da Diretoria Regional de Jundiaí, ainda foram selecionados outros três projetos (EE Maria de Lurdes, EE Jerônimo de Camargo e EE Mitiharu Tanaka).

Educação

SENAI Jundiaí terá curso gratuito de Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos

O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica.

Publicado

em

Foto: SENAI Jundiaí

O SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos. O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica. Requisitos para inscrição Ter no mínimo 16 anos ao iniciar o curso; Idade máxima que permita concluir o curso…

Continuar lendo

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Publicado

em

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continuar lendo

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo
Publicidade