Alunos de EMEB de Jundiaí escrevem livros e fazem sessão de autógrafos
Conecte-se conosco

Educação

Alunos de EMEB de Jundiaí escrevem livros e fazem sessão de autógrafos

A atividade de divulgação e dedicatória dos livros com texto e ilustrações de autoria dos alunos do 5º ano encerra o projeto “Ler e Escrever de Verdade”.

Publicado

em

Atualizado há

O Prefeito Luiz Fernando participou do evento de sessão de autógrafos dos alunos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quinta-feira (30), alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza, de Jundiaí, promoveram um evento de autógrafos de suas obras. O evento na escola contou com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado, educadores e familiares. A atividade divulgou livros escritos e ilustrados pelos alunos, a partir do projeto “Ler e Escrever de Verdade”, em parceria com a Estante Mágica.

“Durante a final do 2º torneio MenteInovadora, lá no Complexo Argos, recebi das alunas Nicole Cavalcante, Gabriela Felizardo e Ana Lara Apolinário, o convite irrecusável para estar aqui hoje”, contou Luiz Fernando. “Um momento de celebração e estímulo, para que o contato das crianças com a leitura e escrita seja incentivado. Em Jundiaí, Cidade das Crianças, temos a convicção de que é através das crianças que conquistaremos o fortalecimento e protagonismo das pessoas. E o dia de hoje é sobre isso”.

Cada criança pôde dedicar e autografar os trabalhos impressos, resultados de pesquisa e escrita de Conto – gênero textual escolhido pela turma. Para acomodar autores e convidados, a escola montou até uma Sala Literária.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Obras dos alunos

Nicole publicou o “O grande sonho”. “Quando vi o prefeito lá na Argos pensei em convidá-lo e para minha surpresa ela topou”, comentou a pequena autora. Seu livro conta a história de três irmãs que sonham se tornar atletas, mas que não contam com o apoio da família.

Gabriela aproveitou para dedicar sua obra ao chefe do Executivo. “Quis dedicar minha obra ao prefeito, por ele ter aceitado o convite e por me deixar ajudá-lo na apresentação de hoje. Meu livro se chama ‘O mistério do prédio mal-assombrado’, que conta a curiosidade de sete amigos que invadem um prédio mal-assombrado”.

Ana Lara escreveu “O acampamento misterioso”. “É um conto de mistério sobre um vulto que aparece num acampamento. Quis dedica-lo à coordenadora Yoná, pelo apoio que nos deu durante o projeto”.

Caio Nascimento dedicou à mãe, Aline, seu trabalho, sobre uma menina não muito educada que decide mudar de vida e se torna ‘boaideira’. “É muito importante ver a evolução e crescimento das crianças. Educação é tudo e o apoio dos pais é fundamental, desde pequenos, para que eles possam compreender as coisas valiosas da vida”, comentou a mãe.

Além dos 5ºs anos, os cerca de 130 alunos dos 3ºs e 4ºs também publicaram seus livros autorais e realizarão manhã de autógrafos. O “Evento de Autógrafos” contou com a participação da professora Tatiane Carolina de Lima, responsável pela performance musical da manhã, e do vereador Rogério Ricardo, que representou a Câmara Municipal.

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Publicado

em

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continuar lendo

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo