Thor, Buddy e Rocco: conheça os cachorros da Guarda de Sorocaba
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Thor, Buddy e Rocco: conheça os cachorros da Guarda de Sorocaba

Os cães do canil da Guarda Civil Municipal de Sorocaba auxiliam no trabalho dos agentes, tanto em ocorrências quanto em eventos. Conheça-os.

Publicado

em

Atualizado há

Cachorros da GM de Sorocaba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)

Muitas delegacias de polícia e guardas “contratam” cachorros para ajudar nas ocorrências, e em Sorocaba, cidade metropolitana de São Paulo, não é diferente. Buddy, Rocco e Thor são cães que, além de ajudar no combate ao crime, trabalham no atendimento à população da cidade.

No total, o canil da Guarda Civil Municipal de Sorocaba conta com sete cachorros, sendo três adultos e quatro filhotes, ainda em fase de treinamento. Assim, cada animal possui uma área de atuação da corporação, passam por treinamentos frequentemente e recebem cuidados veterinários sempre que necessário.

De acordo com o coordenador do canil, Wellington de Almeida Torres, os cachorros policiais auxiliam as equipes em diversas situações. “Desde o patrulhamento preventivo, até o apoio a outros órgãos de segurança pública”, explicou, em entrevista ao g1.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Torres destaca que não é verdade que um cão farejador de drogas acaba se viciando em entorpecentes. O cachorro não relaciona o conceito de “drogas” ao identificar os entorpecentes, mas identifica porque recebeu treinamento para reconhecer aquele odor. “Se você ensinar ele a identificar pó de café, vai encontrar pó de café em troca da recompensa, que é o real objetivo dele, ser recompensado com o que ele mais gosta.”

Thor é um cachorro farejador

Thor, cão da raça pastor-belga-malinois, atua nas ocorrências para encontro de entorpecentes na equipe do Canil da GCM. Com apenas três anos de idade, o cão foi destaque nas atividades do 1º Encontro K9 2024 de Sorocaba. De acordo com o coordenador do canil, o cão recebeu treinamento para saber diferenciar odores. “Por exemplo, ele consegue identificar o cheiro de cocaína e ignorar odores de outras drogas que não são relevantes para o trabalho policial”, explica.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Quando identifica odores específicos de drogas, o cão farejador alerta o seu adestrador ou condutor. “Ele pode se sentar, se deitar, latir ou raspar o local com as pastas. São atitudes que mostram que ele achou algo que pode ser o que a equipe está procurando”.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Buddy é um cão terapeuta

O cachorro golden retriever Buddy é muito querido. Na GCM, Buddy atua como cão “terapeuta” do canil. Ele chegou à corporação em 2018, ainda filhote e hoje tem 5 anos de idade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

O cão atua, fardado, em escolas, hospitais, asilos, centros de reabilitação e outros locais de Sorocaba. Dessa forma, sua responsabilidade é oferecer um alívio, contato físico e conforto emocional para quem precisa. “O cão terapeuta passa por um treinamento de sensibilização, para que ele possa se acostumar com toques em todas as partes do corpo. Como o Buddy convive muito em ambientes com crianças, ele precisa conseguir lidar com a agitação delas, os apertões, as carícias”, explicou o coordenador.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Rocco é o protetor

Enquanto isso, Rocco, da raça rottweiler, usa de seu instinto protetor para proteger agentes e cidadãos em situações de agressão ou brigas. O cachorro tem cinco anos e, assim, acompanha os guardas no patrulhamento preventivo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

De acordo com Wellington, o cão atua muito em eventos esportivos, patrulhamento diário e controle de distúrbios. O cão tem muito disciplina e está sempre atento. “Ele é treinado para defender seu condutor”, comenta.

Mundo Pet

Em 4 meses, Mata Ciliar de Jundiaí recebeu mais de 90 animais silvestres atacados por domésticos

Em um caso recente, a Guarda Municipal de Louveira resgatou um ouriço-cacheiro atacado por quatro cães.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar de Jundiaí

A crescente invasão dos habitats naturais pelos humanos tem gerado diversas consequências para a fauna silvestre, que busca refúgio em áreas urbanas com frequência. Entre os principais motivos de chegada de animais silvestres ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Mata Ciliar de Jundiaí estão os encontros com animais domésticos, especialmente cães. Somente nos primeiros quatro meses de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família que adotou cachorro idoso e sem pelos promete que ele nunca mais passará frio

Piccolo deixou de não ter nada para entrar em uma família que o mimou com brinquedos, cobertores macios e amor.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Muttville Senior Dog Rescue/The Dodo

Esse cachorro vivia sozinho e aterrorizado pelas ruas do México quando alguém de bom coração decidiu levá-lo para a ONG Compassion Without Borders (CWOB). Por ser um cão idoso, ele acabou sob os cuidados da instituição de resgate de cachorros idosos Muttville. Lá, todos imediatamente se apaixonaram pelo pequeno pelado. "Eu estava em Muttville no dia seguinte à chegada de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato que ‘brotou’ de bueiro conhece o bom da vida graças a socorristas

Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Jenifer Lepow/The Dodo

Conheça Wally, um gato felpudo marrom e branco, cuja história começou em circunstâncias chocantes. Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro nos arredores do Vale do Silício, na Califórnia. Quando um policial notou o gato encolhido dentro do ralo, o defensor dos animais, preocupado, rapidamente entrou em contato com a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Furacão Reginald: como um gato adotado trouxe alegria e caos à vida de sua tutora

“Ter o Reg tornou tudo 50% mais caótico e 100% mais divertido”, disse a tutora do gatinho bagunceiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Quando a Dra. Fiona Bowler decidiu adotar um segundo gato, ela estava animada para ter outro companheiro como o seu primeiro felino, Smudge. Ela esperava que seu novo gato adotivo, Reginald, se adaptasse bem e aproveitasse a tranquilidade aconchegante de seu lar. Mas Reginald tinha outros planos. Quase imediatamente depois que o gato frajolinha entrou na casa, ele começou a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo
Publicidade