Crianças brasileiras estão mais altas, mas também mais obesas, aponta estudo
Conecte-se conosco

Saúde

Crianças brasileiras estão mais altas, mas também mais obesas, aponta estudo

Pesquisa da Fiocruz, em parceria com UFMG e University College London, analisou mais de 5 milhões de crianças de 3 a 10 anos

Publicado

em

Atualizado há

Houve um aumento médio de 600 gramas no peso das crianças. Foto: Freepik

Uma pesquisa recente, publicada na revista The Lancet Regional Health – Americas, analisou dados de mais de 5 milhões de crianças brasileiras com idades entre 3 e 10 anos. Os resultados apontam para um aumento significativo na altura das crianças, porém também revelam uma maior prevalência de obesidade e excesso de peso nessa faixa etária.

Realizado por pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a University College London (Reino Unido), o estudo é o primeiro a analisar longitudinalmente o peso e a altura de uma amostra tão extensa de crianças brasileiras.

Os resultados, de acordo com os pesquisadores, fornecem insights importantes para orientar políticas públicas voltadas para a saúde infantil.

Ao analisar os dados de 5.750.214 crianças nascidas entre 2001 e 2014, os pesquisadores observaram um aumento médio de 1 centímetro na altura das crianças nascidas a partir de 2008. Além disso, houve um aumento médio de 600 gramas no peso das crianças.

No entanto, o estudo também revelou uma preocupante tendência de aumento da obesidade e do excesso de peso, especialmente entre crianças de 5 a 10 anos. A prevalência de excesso de peso nessa faixa etária aumentou 3,2% entre meninos e 2,7% entre meninas. Quanto à obesidade, os números passaram de 11,1% para 13,8% entre meninos, e de 9,1% para 11,2% entre meninas.

Essa tendência também foi observada entre crianças de 3 e 4 anos, com aumentos tanto no excesso de peso quanto na obesidade.

Os pesquisadores destacam que o aumento na altura reflete melhorias na assistência à saúde e no desenvolvimento infantil. No entanto, a prevalência crescente de obesidade é motivo de preocupação e destaca a necessidade de abordar questões relacionadas às dietas das crianças, como o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, e ao sedentarismo.

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo
Publicidade