'Canalha que momentaneamente está livre', diz Bolsonaro sobre Lula
Conecte-se conosco

Política

‘Canalha que momentaneamente está livre’, diz Bolsonaro sobre Lula

Presidente cancelou uma entrevista na sexta-feira (8), mesmo dia que Lula foi solto

Publicado

em

Atualizado há

Presidente Jair Bolsonaro
'Canalha que momentaneamente está livre', diz Bolsonaro sobre Lula (Foto: Folhapress)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), que manteve silêncio ontem (8) sobre a saída de Luiz Inácio Lula da Silva da prisão, em Curitiba, publicou um post na manhã deste sábado (9) em que fala para seus militantes não dar “munição ao canalha, que está momentaneamente livre, mas carregado de culpa”. 

O ministro da Justiça Sergio Moro também usou a rede social nesta manhã, para falar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre segunda instância, mas sem citar o caso do ex-presidente.

O presidente ainda escreveu aos “amantes da liberdade e do bem”: “Somos a maioria. Não podemos cometer erros”. 

Ainda na sexta-feira, Bolsonaro cancelou uma entrevista em um evento em Goiânia. Não mencionou a soltura de Lula em seu discurso e evitou a imprensa em eventos dos quais participou na cidade. 

Já o filho do presidente, Carlos Bolsonaro, foi mais enfático: “Calma, cambada de bandido, o Brasil não é de vocês! Comemorem, criminosos! Estão liquidando política e criminalmente! O Brasil vai dar certo!”. 

Por sua vez, Moro foi mais discreto e fez um tweet: “Lutar pela Justiça e pela segurança pública não é tarefa fácil. Previsíveis vitórias e revezes. Preferimos a primeira e lamentamos a segunda, mas nunca desistiremos. A decisão do STF deve ser respeitada, mas pode ser alterada, como o próprio [ministro] Toffoli reconheceu, pelo Congresso”.

Antes da publicação, Moro havia soltado uma nota oficial sobre o assunto, em um tom semelhante, pregando respeito à decisão do STF, mas falando em mudança via Congresso.

Saída de Lula

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva saiu nesta sexta-feira da prisão, após passar 1 ano e 7 meses preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba.

Sua saída foi decretada pelo juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, que aceitou o pedido da defesa do ex-presidente.

O pedido veio após decisão do STF  que, em julgamento finalizado na quinta-feira (7), proibiu prisão após condenação em segunda instância, caso de Lula.

Condenado em duas instâncias no caso do triplex pela Lava Jato, Lula ficou 1 ano e 7 meses preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba.

Agora, ele terá o direito de recorrer em liberdade e só vai voltar a cumprir a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias após o trânsito em julgado.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade