Nikolas, Zambelli, Eduardo e Flávio Bolsonaro são condenados por fake news sobre Lula
Conecte-se conosco

Política

Nikolas, Zambelli, Eduardo e Flávio Bolsonaro são condenados por fake news sobre Lula

TSE condenou os parlamentares após vídeo compartilhado nas redes sociais associando presidente a aborto, censura, fechamento de igrejas e defesa de drogas.

Publicado

em

Atualizado há

Nikolas, Carla Zambelli, Eduardo e Flávio Bolsonaro
Os parlamentares podem entrar com recurso para tentar reverter a condenação (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados, Michel Jesus/Câmara dos Deputados, Luis Macedo/Câmara dos Deputados, Jefferson Rudy/Agência Senado)

Nesta quinta-feira (11), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por fake news contra o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os parlamentares receberão multas por divulgarem um vídeo associando o presidente a aborto, defesa das drogas, censura e fechamento de igrejas.

De acordo com o Estadão, Nikolas Ferreira gravou o vídeo e Zambelli e os irmãos Bolsonaro compartilharam em seguida, na época das eleições presidenciais de 2022.

“Quando seu filho chegar em casa com os olhos vermelhos de tanta droga, dá um sorriso e faz o L. Quando matarem alguém que você ama, fica frio e faz o L. Quando receber o contracheque com desconto de contribuição sindical, fica tranquilo e ó, faz o L. Quando você não puder mais expressar sua opinião nas redes sociais, fica de boa e faz o L. Quando seu país for novamente saqueado para patrocinar ditaduras genocidas, faz o L. Quando seu salário não for mais suficiente para alimentar seus filhos, olhe para eles passando fome e faz o L. Quando as igrejas forem fechadas, padres forem perseguidos e proibirem de professar a sua própria fé, faz o L”, dizia o deputado no vídeo.

Decisão do TSE

Assim, para o TSE, a manifestação de Nikolas no vídeo compartilhado ultrapassa os limites de liberdade de expressão. Na ocasião, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Raúl Araújo, relator do processo, determinou a remoção do vídeo. No entanto, não havia multado os parlamentares.

Agora, os ministros Sérgio Banhos, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Benedito Gonçalves e Carlos Horbach formaram a maioria para determinar a condenação.

“Seria inócuo, inoportuno, que aqueles que se utilizam de estratégias tão vis para manipular o debate eleitoral pudessem sair impunes, tendo como única e exclusiva reprimenda uma retirada de conteúdo do ar”, defendeu o advogado da defesa de Lula, Miguel Novaes.

    O advogado Thiago Rocha falou em nome dos bolsonaristas e negou que o conteúdo do vídeo seja falso. “O caso não trata de alegações sabidamente inverídicas ou gravemente descontextualizadas. Trata de uma defesa, ainda que em tom ácido, como historicamente permitido por essa Corte, a pautas que claramente são contrárias aos representados”.

    A princípio o TSE não divulgou o valor da multa. Além disso, os parlamentares poderão entrar com recurso para tentar reverter a condenação.

    Política

    Prefeitura de Jundiaí mantém proposta de reajuste e reforça que não haverá perdas aos servidores

    Proposta inclui aumento no auxílio-alimentação e ajuste retroativo a partir de janeiro.

    Publicado

    em

    Por

    Reunião com sindicato dos servidores públicos na prefeitura de Jundiaí
    Encontro reuniu integrantes da administração, servidores e o Sindicato dos Funcionários Públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

    Em compromisso com a valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Jundiaí mantém a proposta de reajuste salarial para 2024, que garante um aumento de 7,39% aos funcionários. A proposta, que já foi discutida com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (SISPMUJ), será encaminhada à Câmara Municipal para votação. Reajuste acima da inflação e medidas adicionais de valorização…

    Continuar lendo

    Política

    Governo de São Paulo se compromete a usar mais câmeras corporais na polícia

    Cronograma prevê a implementação do sistema até setembro, após compromisso feito com o STF

    Publicado

    em

    Por

    Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    O governo de São Paulo comprometeu-se junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adotar câmeras corporais em operações policiais no estado e delineou um cronograma que prevê a implementação do sistema até setembro. Para tanto, o estado planeja realizar novas licitações, incluindo uma para a aquisição de mais de três mil equipamentos. Este compromisso foi assumido durante uma conversa com…

    Continuar lendo

    Política

    Google proíbe publicidade política para as eleições municipais de 2024

    A nova regra, prevista para entrar em vigor em maio, foi criada devido à resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre publicidade de candidatos e partidos nas eleições municipais deste ano.

    Publicado

    em

    Por

    Celular com Google
    A mudança será feita nas regras de conteúdo político do Google Ads, ferramenta em que anunciantes podem pagar para impulsionar conteúdos (Foto: Freepik)

    Nesta quarta-feira (24), o Google informou que proibirá a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipais deste ano em suas plataformas. A nova regra entra em vigor em maio. De acordo com o anúncio, o Google tomou a decisão após a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade de candidatos e partidos. A empresa considerou o texto muito…

    Continuar lendo

    Política

    PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

    Gonet investiga possível uso de certificado falso de vacina por Bolsonaro nos EUA.

    Publicado

    em

    Por

    Paulo Gonet solicita à PF aprofundamento na investigação sobre certificado de vacinação de Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

    Solicitação de investigação detalhada O procurador-geral da República, Paulo Gonet, emitiu um pedido formal à Polícia Federal nesta terça-feira (23) para que seja intensificada a investigação do caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O foco é determinar se houve fraude nos certificados de vacinação contra a COVID-19. Essa solicitação surge após a revelação de que, no mês passado, Bolsonaro, junto…

    Continuar lendo

    Política

    Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

    Publicado

    em

    Por

    Foto de Alexandre Moraes durante coletiva de imprensa
    Ministro Alexandre de Moraes discursa sobre a defesa da soberania nacional e os desafios enfrentados pela democracia brasileira. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    Em um pronunciamento feito nesta sexta-feira (19), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou uma preocupante situação envolvendo a soberania do Brasil. Segundo ele, existe um ataque coordenado envolvendo mercantilistas estrangeiros, atrelados às redes sociais, e políticos brasileiros de inclinações extremistas. Declarações do ministro no evento Durante a cerimônia de…

    Continuar lendo
    Publicidade