Mãe de Jundiaí tatua aparelho auditivo em homenagem ao filho: "ele amou a surpresa"
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mãe de Jundiaí tatua aparelho auditivo em homenagem ao filho: “ele amou a surpresa”

Mãe tatuou aparelho auditivo em homenagem ao filho, João Pedro: “Um garoto incrível, um herói que lutou e viveu”

Publicado

em

Atualizado há

À esquerda, mãe com tatuagem de aparelho auditivo em homenagem ao filho; à direita, mãe e filho abraçados e rindo
Dayane fez um aparelho azul, igual ao do filho, também como forma de "dividir os olhares" que ele recebe (Fotos: Arquivo Pessoal)

Dayane Marretto, de Jundiaí, decidiu fazer uma homenagem ao seu filho, João Pedro, de 10 anos: ela tatuou um aparelho auditivo igual ao que ele usa. “Ele amou a surpresa, disse que agora somos irmãos gêmeos, somos iguais”, contou a mãe ao Tribuna de Jundiaí.

O pequeno jundiaiense, conforme contou a mãe, tem uma longa história de luta. Ele nasceu com apenas 5 meses, no Hospital Santa Elisa, o menor bebê que nasceu e sobreviveu no hospital até hoje. Por ser prematuro extremo e ter tido hidrocefalia, João precisaria de muito estímulo e fisioterapia, além de passar com terapeuta ocupacional e fonoaudióloga.

“Foram quatro meses de internação e muitas intercorrências ocorreram, precisando de cirurgias e até manobras de ressuscitação.  Quando ele teve alta, a nossa aventura começou. Eu praticamente morava dentro do carro. Na parte da manhã, eram terapias na APAE. Na parte da tarde, terapias nas clínicas particulares do convênio”, contou a mãe.

Apesar da hidrocefalia, João não precisou colocar válvulas. A maneira de ajudar a água a ‘secar’ do cérebro foi por meio de muitos estímulos, brincadeiras, atividades, passeios e até mesmo diversão. “E funcionou!”, comemorou Dayane.

João Pedro atualmente (Foto: Arquivo Pessoal)

No entanto, aos 8 meses ela percebeu algo diferente no filho. “João olhava muito na minha boca. Comentei com a médica e ela sugeriu repetir o exame do ouvido, onde tinha dado negativo anteriormente. E desta vez deu positivo, João tinha perda auditiva”.

Então começou mais uma luta, com as idas constantes à ATEAL em Jundiaí. E o quanto antes pudesse, João começou a utilizar o aparelho auditivo, para que tivesse maiores chances de desenvolver a fala. “Corremos contra o tempo. Larguei meu trabalho para me dedicar a ele, durante cinco anos”, disse Dayane.

Hoje, com 10 anos, a luta ainda continua, mas as vitórias já foram inúmeras. “Ele é uma criança especial e perfeita. O João ainda faz duas terapias ocupacionais, por conta da sua coordenação motora afetada, além de fonoaudióloga e psicóloga. Ele está cursando o quarto ano da escola e é um excelente aluno, um grande orgulho para mim”.

Ideia da tatuagem

A ideia da tatuagem, disse a mãe, foi poder ficar igual ao filho e ajudar a encará-lo alguns olhares que recebe por conta do aparelho auditivo.

Dayane no momento em que fazia a tatuagem (Foto: Arquivo Pessoal)

“Outro dia eu estava com João assistindo contatação de história no shopping e uma mãe perto de nós não parava de encará-lo. Eu fiquei indignada com isso, pois como que essa mãe irá passar algum ensinamento para a filha se ela mesmo não tem? E o João Pedro às vezes diz que pessoas, adultos e crianças, ficam olhando sem parar para ele e o aparelho. Então resolvi fazer um em mim para que as pessoas passassem a olhar pra mim também e tirassem um pouco o foco dele”, explicou.

E, mais do que isso, Dayane quis homenageá-lo. “Um garoto incrível, um herói que lutou e viveu. Um menino lindo que tem uma missão aqui na terra. O meu filho, que jamais excluiria, jamais abandonaria por qualquer problema que tivesse”, finalizou a mãezona.

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo
Publicidade