Dengue clássica e hemorrágica: qual a diferença?
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Dengue clássica e hemorrágica: qual a diferença?

Sintomas do tipo hemorrágico são progressivos, por isso, é importante estar atento ao sinais do corpo diariamente

Publicado

em

Criança de costas com pintinhas vermelhas no corpo
Vermelhidão no corpo é sintoma em adultos e, às vezes, em crianças. (Foto: Reprodução/Dráuzio Varella)

Febre, dor de cabeça, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos. Esses sintomas podem ser bem comuns para quem já contraiu dengue no passado – e com o aumento do sorotipo 2 em Jundiaí, eles podem voltar, ainda mais intensos.

Em uma segunda contaminação pelo vírus da dengue, a doença é muito mais violenta. São nos casos reincidentes que ocorre a famosa dengue hemorrágica, que causa insuficiência sanguínea e pode levar à morte.

Os sintomas que diferem a dengue clássica da hemorrágica são visíveis, mas aparecem depois de alguns dias, por isso, é muito importante que cada pessoa observe a si mesma e os sinais da doença.

De acordo com o médico Dráuzio Varella, a primeira manifestação da dengue é a febre, geralmente alta de 39°C a 40°C. Ela pode ser associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos vermelhidão no corpo.

De três a sete dias, na dengue clássica, a temperatura começa a cair e os sintomas regridem. No caso da dengue hemorrágica, não.

É nesse período que o paciente poderá perceber se enfrenta o tipo mais grave da doença. Os principais sintomas são sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros.

Em crianças

A dengue pode apresentar diferentes sintomas quando acomete crianças. Além da febre alta, apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia são alguns dos principais sinais da doença. A vermelhidão pode ou não estar presente.

Segundo Varella, nos menores de dois anos, as dores podem ser notadas por choro intermitente, apatia, irritabilidade e recusa de líquidos, o que pode agravar a desidratação.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade