Crianças aprendem na escola os cuidados para eliminar o mosquito da dengue
Connect with us

Educação Pública

Crianças aprendem na escola os cuidados para eliminar o mosquito da dengue

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 1433 casos de dengue, sendo 1352 autóctones, até o dia 10 de maio. A Vila Hortolândia registra 53 casos da doença

Published

on

Crianças aprendem eliminar o mosquito da dengue na escola
Foto: Divulgação/Jundiaí

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Haydée Dumangin Mojola, da Vila Hortolândia, tiveram, nesta segunda-feira (13), uma aula de conscientização sobre a dengue e os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença dos mosquitos transmissores, Aedes Aegypti.

Eles vistoriaram ambientes simulando quintais de casas e distribuíram panfletos de orientação aos pais. O tema vem sendo trabalhado em conjunto entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Promoção da Saúde (UGPS), anualmente, com o objetivo de eliminar criadouros da dengue com a família.

Em casa

A fiscal mirim, Lorena Buosi, de 4 anos, já observa as residências dos parentes para orientar sobre os perigos da doença.

“Ela comentou que quer ir à casa de uma tia para falar sobre as garrafas que precisam estar com a boca para baixo e as plantas, que não podem ter os pratinhos de aparar água. As informações que as crianças recebem na escola são mais facilmente assimiladas e são multiplicadas na família”, disse a mãe, Denise Lopes Buosi.

Para Raíssa Cristina Nantes Pereira Calegari, mãe de uma aluna da escola, o assunto já faz parte do dia a dia das residências. “A Sophia chega em casa comentando sobre a dengue e até quando o assunto é tratado pela televisão ela comenta. As crianças são ótimas multiplicadoras e informações e os grandes fiscais dos pais”, analisa.

A pequena Sophia Nantes Pereira Calegari, de 4 anos, disse que está preparada para atuar como fiscal mirim contra a dengue. “Não pode deixar as garrafas abertas para acumular água, nem a caixa d´água destampada. O lixo também precisa ser fechado para que os mosquitos não botem ovos e criem mais mosquitos ainda. As pessoas ficam muito doentes”, explicou.

A diretora da unidade escolar, Jussara Nascimento de Oliveira, ressaltou que cada professora trata do tema de forma diferente. “Cada turma recebe o assunto com uma abordagem específica, podendo ser por filme ou atividades em sala de aula, sempre de forma lúdica, para que as crianças absorvam o conhecimento naturalmente. A dengue é uma doença perigosa e o combate é simples”, pontuou.

LEIA TAMBÉM:

Jundiaí intensifica ações de combate à dengue

Alunos da Emeb do Fazenda Grande recebem atividades do programa ‘Educavi’

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 1433 casos de dengue, sendo 1352 autóctones, até o dia 10 de maio. A Vila Hortolândia registra 53 casos da doença.

Educação Pública

Enem PPL 2024: mais de 97 mil pessoas privadas de liberdade farão provas na próxima semana

Com maioria masculina e faixa etária entre 21 e 45 anos, mais de 97 mil candidatos participarão do exame em unidades prisionais.

Published

on

Enem PPL
Mais de 97 mil pessoas privadas de liberdade farão provas do Enem PPL (Foto: Divulgação/ Agência Gov via Inep)

A Agência Brasil divulgou, nesta quinta-feira (5), que mais de 97 mil candidatos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio para presos e adolescentes sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Enem PPL de 2024.  Do mesmo modo que o Enem regular, o Enem PPL avalia o desempenho escolar da pessoa que concluiu o ensino médio e…

Continue Reading

Educação Pública

Pré-vestibular: Cursinho Chico Poço abre 80 vagas para jovens de baixa renda em Jundiaí

Podem participar do processo de seleção do Cursinho Chico Poço, jovens e adultos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Published

on

Alunos do Cursinho Chico Poço
Foto: Divulgação

O Cursinho Chico Poço, referência em preparação pré-vestibular em Jundiaí, iniciará as inscrições para o ano letivo de 2025 na próxima segunda-feira, 2 de dezembro de 2024. A iniciativa, voltada a estudantes de baixa renda, busca promover o acesso ao ensino superior por meio de aulas gratuitas e de qualidade. Quem pode se inscrever? Podem participar jovens e adultos com…

Continue Reading

Educação Pública

Inscrições para o Vestibulinho das Etecs 2025 são prorrogadas até quinta-feira (28)

A prorrogação do prazo do Vestibulinho das Etecs tem como objetivo ampliar as oportunidades de ingresso no ensino técnico público e gratuito.

Published

on

Prova Vestibulinho das Etecs
Foto: Roberto Sungi

O período de inscrições para o Vestibulinho das Etecs do Centro Paula Souza (CPS) foi prorrogado até as 20 horas da próxima quinta-feira (28). Os interessados ​​em garantir uma vaga para o primeiro semestre de 2025 deverão acessar o site oficial para realizar sua inscrição. Além disso, é importante efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content