Crianças aprendem na escola os cuidados para eliminar o mosquito da dengue
Conecte-se conosco

Educação Pública

Crianças aprendem na escola os cuidados para eliminar o mosquito da dengue

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 1433 casos de dengue, sendo 1352 autóctones, até o dia 10 de maio. A Vila Hortolândia registra 53 casos da doença

Publicado

em

Crianças aprendem eliminar o mosquito da dengue na escola
Foto: Divulgação/Jundiaí

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Haydée Dumangin Mojola, da Vila Hortolândia, tiveram, nesta segunda-feira (13), uma aula de conscientização sobre a dengue e os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença dos mosquitos transmissores, Aedes Aegypti.

Eles vistoriaram ambientes simulando quintais de casas e distribuíram panfletos de orientação aos pais. O tema vem sendo trabalhado em conjunto entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Promoção da Saúde (UGPS), anualmente, com o objetivo de eliminar criadouros da dengue com a família.

Em casa

A fiscal mirim, Lorena Buosi, de 4 anos, já observa as residências dos parentes para orientar sobre os perigos da doença.

“Ela comentou que quer ir à casa de uma tia para falar sobre as garrafas que precisam estar com a boca para baixo e as plantas, que não podem ter os pratinhos de aparar água. As informações que as crianças recebem na escola são mais facilmente assimiladas e são multiplicadas na família”, disse a mãe, Denise Lopes Buosi.

Para Raíssa Cristina Nantes Pereira Calegari, mãe de uma aluna da escola, o assunto já faz parte do dia a dia das residências. “A Sophia chega em casa comentando sobre a dengue e até quando o assunto é tratado pela televisão ela comenta. As crianças são ótimas multiplicadoras e informações e os grandes fiscais dos pais”, analisa.

A pequena Sophia Nantes Pereira Calegari, de 4 anos, disse que está preparada para atuar como fiscal mirim contra a dengue. “Não pode deixar as garrafas abertas para acumular água, nem a caixa d´água destampada. O lixo também precisa ser fechado para que os mosquitos não botem ovos e criem mais mosquitos ainda. As pessoas ficam muito doentes”, explicou.

A diretora da unidade escolar, Jussara Nascimento de Oliveira, ressaltou que cada professora trata do tema de forma diferente. “Cada turma recebe o assunto com uma abordagem específica, podendo ser por filme ou atividades em sala de aula, sempre de forma lúdica, para que as crianças absorvam o conhecimento naturalmente. A dengue é uma doença perigosa e o combate é simples”, pontuou.

LEIA TAMBÉM:

Jundiaí intensifica ações de combate à dengue

Alunos da Emeb do Fazenda Grande recebem atividades do programa ‘Educavi’

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 1433 casos de dengue, sendo 1352 autóctones, até o dia 10 de maio. A Vila Hortolândia registra 53 casos da doença.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade