‘Nunca é tarde’, diz idosa de 70 anos que se formou em artes cênicas
Conecte-se conosco

Brasil

‘Nunca é tarde’, diz idosa de 70 anos que se formou em artes cênicas

Dona Ivete nasceu no seringal e aos 16 anos pediu aos pais para ir para cidade estudar. Ela concluiu o ensino médio aos 50 anos e 15 anos depois entrou na faculdade

Publicado

em

Atualizado há

Faxineira de 70 anos
Dona Ivete foi homenageada durante a colação de grau (Foto: Arquivo Pessoal)

Dona Ivete de Souza, de 70 anos, acaba de se formar no curso de artes cênicas pela Universidade Federal no Acre (Ufac). Ela que começou a estudar com 65 anos e foi convidada pelo reitor para fazer um mestrado diz: “Nunca é tarde para as pessoas estudarem”.

Da turma de 45 alunos, apenas seis se formaram nesta semana. Durante a colação de grau, Dona Ivete foi homenageada pelos colegas, professores e pela reitora da faculdade.

A atriz contou ao G1 que nasceu em um seringal e que pediu aos pais para ir para cidade estudar. O tempo passou e ela nunca desistiu de lutar pelos seus sonhos.

“Tinha entrado pelos 16 anos quando pedi para ele [pai] para voltar para cidade. Eu dizia que trabalharia nem que fosse de doméstica, mas que não ia ficar no seringal. Agora lá vou me casar com seringueiro, meu futuro não era esse não. Eu queria era continuar a estudar”, contou.

Dona Ivete trabalhou como auxiliar de enfermagem, faxineira, serviços gerais, na saúde e educação. No fim da década de 90, ela teve a oportunidade de terminar o ensino médio, aos 50 anos.

“Eu terminei com meus estudos, fiz o ensino médio, aí quando terminei, parei de novo”, recorda. Depois dessa pausa nos estudos, ela retornou em 2014, para ingressar no ensino superior.

Ela conta que foi convidada por uma amiga a prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a mesma amiga fez a matrícula da Dona Ivete, ela fez a prova e ao ver o resultado, decidiu entrar na faculdade.

Escolha do curso

Dona Ivete conheceu o teatro nos anos 80 pelo um amigo. Desde então, ela continua no mundo da arte. E, por isso, ela escolheu artes cênicas.

“História, geografia, não sei o que, eu não queria nada disso. Até que chegou em teatro, aí eu disse: ‘caiu a sopa no mel’ e coloquei esse daí. Passei de cheio em artes cênicas”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Mãe que perdeu visão para salvar filha se emociona ao ganhar foto 3D

Macarrão é arrematado por R$ 12 mil em leilão da igreja

Durante o curso, ela foi inspiração para os colegas. “Eu tinha ajuda da moçada jovem e também ajudava eles. Ontem eles falaram que estavam muito felizes porque eu era a inspiração deles”, disse emocionada.

Fonte: G1

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo
Publicidade