Campanha de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira (5)
Conecte-se conosco

Saúde

Campanha de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira (5)

A campanha abrange todo o Brasil e termina no dia 30 de outubro.

Publicado

em

Atualizado há

Vacina poliomelite.

Nesta segunda-feira (5) começa a campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Brasil. Além disso, também inicia a campanha de multivacinação, para atualização da caderneta de vacinal.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país, as imunizações acontecerão até o dia 30 de outubro. O Ministério da Saúde tem o objetivo de atingir ao menos 95% do público.

De acordo com o órgão, aproximadamente 11 milhões de crianças, entre um ano e cinco anos de idade, devem receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), apenas se já tiverem recebido três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Já a campanha de multivacinação é focada em crianças e adolescentes menores de 15 anos com a carteira de vacinas incompletas seguindo o Calendário Nacional de Vacinação. Essa campanha terá 14 tipos de vacinas oferecidas que protegem contra cerca de 20 doenças. Entre elas:

  • BCG (tuberculose);
  • Rotavírus (diarreia);
  • Poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil);
  • Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib);
  • Pneumocócica;
  • Meningocócica;
  • DTP;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais);
  • Além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, uma nova vacina chamada Meningo ACWY, foi inserida na campanha pelo SUS. Essa protege contra meningite e infecções generalizadas.

Índices de imunização

Assim, as campanhas procuram melhorar as coberturas de vacinas que nos últimos anos vem oscilando. De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), dados atualizados neste domingo (4) mostram que para imunizações infantis, a cobertura vacinal no Brasil está em 56,68%. Porém, o ideal é que este índice esteja entre 90% e 95%, para que seja possível garantir a proteção contra sarampo (já tem oíndice ideal de 95%), coqueluche, meningite e poliomielite, por exemplo.

Algumas das consequências dos índices baixos de imunização são: 7,7 mil casos de sarampo em agosto e a perda do certificado de erradicação da doença no Brasil.

A pandemia do Covid-19 e a quarentena pode ser um grande motivo pela queda dos índices de imunização. Segundo a pediatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Isabella Ballalai “Essa situação se repete no mundo inteiro. Houve uma queda entre 30% e 50%.”

Ainda assim, o Brasil continua sendo um dos países com melhores coberturas vacinais do mundo, de acordo com a médica.

“Essas doenças eliminadas só estão eliminadas por causa da vacinação”, relembrou Ballalai.

Informações são do G1.

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo
Publicidade