Saúde Bucal: higienização em dia é fundamental
Connect with us

Bem-estar

Saúde Bucal: higienização em dia é fundamental

Confira dicas de como manter a saúde bucal em dia.

Published

on

Juliana faz a escovação da filha Manuela após todas as refeições
Juliana faz a escovação da filha Manuela após todas as refeições - Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

A pandemia trouxe novos hábitos para as famílias, principalmente para as crianças que estão no ensino à distância e os pais em home office. Pode fazer parte da nova rotina, a alimentação em horários intermediários, com a escovação dos dentes em seguida

A Assessora Técnica de Saúde Bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Luciane Yurika Koga Usami, lembra que o correto é fazer a escovação dos dentes após cada refeição. “É importante salientar que a higienização da boca deve ser realizada mesmo após as refeições intermediárias e, principalmente, de doces”, comenta.

A escova, de acordo com a especialista, deve estar numa posição de 45º em relação ao arco superior e ao inferior. A escovação deve ser feita separadamente em cada arco e o fio dental deve entrar entre o dente e a gengiva para a limpeza correta. “Cada um – escova e fio dental – atinge uma região diferente e por isso devem ser utilizados conjuntamente”, explica Luciane.

Tanto para adultos como em crianças é preciso ficar alerta ao sangramento gengival durante a escovação, pois é indicação de inflamação “Não é o fio dental ou a escova que causam esse sangramento. Nesses casos, reforce a escovação e, caso não apresente melhora, um profissional deve ser consultado”, orienta a Assessora Técnica.

Escovação em bebês e crianças

Para os bebês com até dois anos, mesmo enquanto o aleitamento materno é exclusivo, a sugestão é que a higienização bucal seja realizada. A sugestão é colocar a criança deitada no colo ou debruçar sobre o bebê, utilizar uma fraldinha de pano, água filtrada e fazer a limpeza nas gengivas e boca.

Para os pequenos que já sentam no cadeirão, pode-se aproveitar o momento logo após a refeição. “Quando aparece o primeiro dentinho já pode iniciar a escova de dentes e pasta, mas é preciso ficar atento à quantidade do produto, pois o bebê ainda não sabe cuspir”, explica a cirurgiã-dentista do ambulatório de Odontologia Complementar da atenção básica e membro da UGPS no Grupo de Trabalho – Criança na Cidade e no Primeiríssima Infância, Gerusa Moura.

E com as crianças a partir de dois anos, a escovação é mais uma oportunidade para trabalhar a autonomia, aprimorar a coordenação motora fina, o foco, a concentração, a sensação de auto pertencimento, de lateralidade e de localização espacial.

A manicure Juliana Marques conta que a filha Manuela, de 2 anos e seis meses, faz a escovação correta após todas as refeições. “Ela gosta muito de escovar os dentes. A higienização é realizada inclusive quando oferecemos algum alimento ou doce nos intervalos. Seguimos todas as orientações da dentista dela, mas, desde que iniciou a pandemia, fazemos a troca da escova de dentes a cada dois meses e não três como sugerido. Usamos o creme dental especial para crianças, com flúor para proteger contra cáries e bactérias. Além disso, a Manuela usa fio dental diariamente, mesmo não gostando muito”, explica.

Bem-estar

Hospital São Vicente abre inscrições para Workshop do Luto

O evento estimula conversa e promove atividades lúdicas para aceitação e enfrentamento do luto. As vagas são direcionadas para estudantes e profissionais da área da saúde.

Published

on

Hospital São Vicente promove Workshop do Luto
O Workshop do Luto será realizado na Universidade Corporativa do HSV, em Jundiaí (Foto: Hospital São Vicente)

No dia 31 de agosto, das 9h às 17h, a equipe de Psicologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) realiza mais uma edição do Workshop do Luto. O evento tem como objetivo facilitar o acesso à conteúdos teóricos atualizados e relevantes, além de promover experiências que envolvam os participantes de forma integrada com a temática, favorecendo maior autopercepção e…

Continue Reading

Bem-estar

Até que horas você pode tomar café sem afetar o sono?

Revisão de artigos aponta que a última xícara da bebida deve ser ingerida 8,8 horas antes de dormir para que os efeitos estimulantes da cafeína não interfiram no sono

Published

on

Mãos segurando uma xícara de café quente sobre uma superfície com grãos de café espalhados e saco de juta ao fundo.
Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein Um dos benefícios indiscutíveis do café é o poder de estimular e aumentar a disposição – não à toa, ele é muito popular logo pela manhã e há quem tome a bebida durante o dia todo. Mas é preciso estar atento ao horário de consumo para não atrapalhar o sono. Uma revisão de estudos…

Continue Reading

Bem-estar

Com frente fria, cuidados com a saúde devem ser redobrados

De acordo com a Climatempo, a frente fria pode chegar a 9°C no sábado (10), exigindo cuidados redobrados com a saúde

Published

on

Pneumologista do HVS dá dicas para evitar resfriados por conta de frente fria
Hospital São Vicente/Divulgação

Após um período de temperaturas elevadas, a chegada de uma frente fria está prevista para os próximos dias, com um declínio significativo nas temperaturas, principalmente nos estados de São Paulo e em cidades como Jundiaí. De acordo com a Climatempo, a mínima pode chegar a 9°C no sábado (10), exigindo cuidados redobrados com a saúde, especialmente em relação a doenças…

Continue Reading

Bem-estar

Qual o melhor processo para o meu emagrecimento?

A Academia Céltica em Jundiaí apresenta seu novo programa personalizado “Transforme deu Corpo em 120 dias”, com foco no emagrecimento. Conheça.

Published

on

Pessoa durante processo de emagrecimento
Foto: Canva

Na busca pelo emagrecimento, muitos se deparam com a dúvida: qual o melhor processo para alcançar o objetivo? A verdade é que a resposta não é única, ela depende de diversos fatores individuais, como metabolismo, genética, estilo de vida e objetivos. No entanto, de acordo com o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica de Jundiaí, o processo ideal é…

Continue Reading

Bem-estar

Apneia do sono pode ser explicação para cansaço excessivo e inexplicável; conheça

Segundo o médico otorrinolaringologista do Hospital São Vicente de Paulo, Fabrício Pandini, a causa se dá por diversos fatores, que colocam em risco a qualidade de vida.

Published

on

Dr. Fabricio Pandini, do HSV, explica sobre a apneia do sono
Estudo na cidade de São Paulo aponta que 32,8% da população geral sofre com o distúrbio (Foto: HSVP)

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), popularmente conhecida como apneia do sono, é caracterizada pela privação de oxigênio e é mais comum do que se imagina. Os episódios acontecem à noite, durante o sono. De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), 32,8% da população da cidade de São Paulo sofre com o…

Continue Reading
Advertisement