Proibição de fogos com estampido volta à pauta na Câmara de Jundiaí
Connect with us

Política

Proibição de fogos com estampido volta à pauta na Câmara de Jundiaí

Texto foi rejeitado pela maioria dos vereadores em 2017

Published

on

Atualizado há

Proibição de fogos
Proibição de fogos com estampido volta à pauta na Câmara de Jundiaí (Foto: Arquivo Tribuna de Jundiaí)

Na próxima terça-feira (02), o projeto de lei que proíbe a soltura de fogos com estampido em Jundiaí voltará a ser pautado na sessão ordinária da Câmara. O texto já havia sido discutido em 2017, com ampla divulgação e apoio nas redes sociais, mas foi rejeitado pela maioria dos vereadores na época.

De autoria do presidente da Casa, Faouaz Taha (PSDB), e dos colegas Paulo Sérgio Martins (PPS), Leandro Palmarini (PV) e Rafael Antonucci (PSDB), o projeto foi retomado diante dos pedidos da população que continuam pela aprovação.

Em 2017, abaixo-assinado online e físico somaram mais de 2 mil apoiadores ao projeto. Em 2018, foi aprovado texto semelhante, porém, com proibição restrita à área da Serra do Japi.

Nas redes sociais, o vereador Faouaz lançou ainda a campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ pela conscientização do assunto independentemente da lei aprovada.

“Agora, faremos mais uma tentativa. Respeitamos a democracia e decisão de todos, mas desde 2017, a conscientização sobre o assunto cresceu na idade e novos pedidos chegam até nós. Outras cidades aprovaram o texto, como São Paulo e, mesmo diante de recursos e ações judiciais, o projeto vingou, foi sancionado pelo prefeito. A última notícia a respeito, aliás, é que foi revogada decisão que anulou o projeto e a proibição voltou a valer na capital. Isso mostra o quanto falamos de uma tendência. Trata-se de um projeto embasado nos novos tempos que vivemos e nos riscos dos fogos barulhentos gerados a tanta gente, não somente aos animais, igualmente importantes”, diz Faouaz.

LEIA TAMBÉM:

Jovem vence síndrome rara e recebe homenagem na Câmara de Jundiaí

Faouaz visita unidades de saúde e reforça pedido de reforma do Ambulatório de Moléstias

A intenção, ainda segundo os vereadores, não é prejudicar ninguém, já que pela lei, se aprovada, ficarão proibidos apenas os fogos com estampido, aqueles de efeito apenas luminosos e silenciosos serão permitidos.

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading

Política

Câmara acelerou votação de projeto que iguala aborto ao crime de homicídio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou a aprovação da matéria em apenas 23 segundos, de maneira simbólica.

Published

on

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante votação de projeto que iguala aborto ao homicídio
Foto: Reprodução/TV Câmara

Nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou, em votação relâmpago, a tramitação com urgência do projeto que equipara aborto a homicídio. Com isso, a votação do projeto irá diretamente para o plenário da Casa, e não passará por análise de comissões relacionadas ao tema do projeto. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou…

Continue Reading

Eleições 2024

Oposição em Jundiaí cria conselho político independente para debater a cidade

O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros

Published

on

Foto: Divulgação

Em uma reunião com mais de 150 pessoas, o conselho político independente, formado pela oposição, tomou posse em Jundiaí. O evento, que contou com a participação da sociedade local, marcou a formação de um grupo apartidário com o objetivo de discutir e propor soluções para problemas da cidade. O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros. Mauro…

Continue Reading

Política

PF indicia Juscelino Filho, ministro de Lula, sob suspeita de corrupção e organização criminosa

Filho é suspeito de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares – quando era deputado federal – para Vitorino Freire, no interior do Maranhão.

Published

on

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), a Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório que indicia o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. O relator é o ministro Flávio Dino e o caso está sob sigilo. De acordo com nota emitida por Filho, o indiciamento "é uma ação…

Continue Reading

Eleições 2024

Pedro Bigardi anuncia sua pré-candidatura a vereador em Jundiaí

Published

on

Pedro Bigardi ex-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, concedeu uma entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí para falar sobre sua recente decisão de lançar sua pré-candidatura a vereador nas próximas eleições municipais. Durante a conversa, Bigardi compartilhou suas motivações, prioridades legislativas e expectativas para o futuro da cidade, além de discutir a importância de uma Câmara Municipal independente e a aliança com…

Continue Reading