Proibição de fogos com estampido volta à pauta na Câmara de Jundiaí
Connect with us

Política

Proibição de fogos com estampido volta à pauta na Câmara de Jundiaí

Texto foi rejeitado pela maioria dos vereadores em 2017

Published

on

Atualizado há

Proibição de fogos
Proibição de fogos com estampido volta à pauta na Câmara de Jundiaí (Foto: Arquivo Tribuna de Jundiaí)

Na próxima terça-feira (02), o projeto de lei que proíbe a soltura de fogos com estampido em Jundiaí voltará a ser pautado na sessão ordinária da Câmara. O texto já havia sido discutido em 2017, com ampla divulgação e apoio nas redes sociais, mas foi rejeitado pela maioria dos vereadores na época.

De autoria do presidente da Casa, Faouaz Taha (PSDB), e dos colegas Paulo Sérgio Martins (PPS), Leandro Palmarini (PV) e Rafael Antonucci (PSDB), o projeto foi retomado diante dos pedidos da população que continuam pela aprovação.

Em 2017, abaixo-assinado online e físico somaram mais de 2 mil apoiadores ao projeto. Em 2018, foi aprovado texto semelhante, porém, com proibição restrita à área da Serra do Japi.

Nas redes sociais, o vereador Faouaz lançou ainda a campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ pela conscientização do assunto independentemente da lei aprovada.

“Agora, faremos mais uma tentativa. Respeitamos a democracia e decisão de todos, mas desde 2017, a conscientização sobre o assunto cresceu na idade e novos pedidos chegam até nós. Outras cidades aprovaram o texto, como São Paulo e, mesmo diante de recursos e ações judiciais, o projeto vingou, foi sancionado pelo prefeito. A última notícia a respeito, aliás, é que foi revogada decisão que anulou o projeto e a proibição voltou a valer na capital. Isso mostra o quanto falamos de uma tendência. Trata-se de um projeto embasado nos novos tempos que vivemos e nos riscos dos fogos barulhentos gerados a tanta gente, não somente aos animais, igualmente importantes”, diz Faouaz.

LEIA TAMBÉM:

Jovem vence síndrome rara e recebe homenagem na Câmara de Jundiaí

Faouaz visita unidades de saúde e reforça pedido de reforma do Ambulatório de Moléstias

A intenção, ainda segundo os vereadores, não é prejudicar ninguém, já que pela lei, se aprovada, ficarão proibidos apenas os fogos com estampido, aqueles de efeito apenas luminosos e silenciosos serão permitidos.

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da…

Continue Reading

Política

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de ‘negacionista’

Presidente destacou que há “muita gente boa” para se candidatar, e buscar a reeleição “não é a primeira hipótese”

Published

on

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pode tentar a reeleição nas eleições de 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar" o Brasil. Porém, Lula destacou que há "muita gente boa" para se candidatar, e buscar a reeleição "não é a primeira hipótese". Discurso sobre de Lula sobre…

Continue Reading

Eleições 2024

Zé Dirceu em Jundiaí participa do lançamento da pré-candidatura de Bocalon

Published

on

Zé Dirceu em Jundiaí rodeado de apoiadores no lançamento da pré-candidatura de Bocalon à prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma…

Continue Reading

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading

Política

Câmara acelerou votação de projeto que iguala aborto ao crime de homicídio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou a aprovação da matéria em apenas 23 segundos, de maneira simbólica.

Published

on

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante votação de projeto que iguala aborto ao homicídio
Foto: Reprodução/TV Câmara

Nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou, em votação relâmpago, a tramitação com urgência do projeto que equipara aborto a homicídio. Com isso, a votação do projeto irá diretamente para o plenário da Casa, e não passará por análise de comissões relacionadas ao tema do projeto. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou…

Continue Reading