Mata Ciliar: Luisa Mell vem a Jundiaí e nova reunião está marcada para sexta (21)
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mata Ciliar: Luisa Mell vem a Jundiaí e nova reunião está marcada para sexta (21)

Novo encontro está marcado para a próxima sexta (21), às 11h, no Paço Municipal, para definir encaminhamento

Publicado

em

Atualizado há

Mata Ciliar Vigília
Mobilização contou com a presença de deputado estadual Bruno Galem e da ativista Luisa Mell (Foto: Tribuna de Jundiaí)

A ativista Luisa Mell, conhecida pela defesa do meio ambiente e da causa animal, esteve em Jundiaí nesta terça (18) para dar apoio à Associação Mata Ciliar. Ela publicou um vídeo na conta do Instagram, que tem quase 4 milhões de seguidores, anunciando que estava na Prefeitura e que havia conseguido uma reunião com o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

O encontro foi possível graças à intervenção do deputado estadual Bruno Ganem (Podemos), que também esteve no Paço Municipal. Ambos foram marcados por leitores na publicação do Tribuna de Jundiaí sobre a decisão da VOA-SP de exigir a desocupação da área onde funciona a Mata Ciliar.

“Vim pessoalmente para ver a história, só que aí o Bruno conseguiu que o prefeito nos atendesse”, disse Luisa Mell, no stories do Instagram. No vídeo ela também aparece com ativistas que estão em vigília na área onde a VOA-SP executa obras – próximo ao recinto da Mata Ciliar onde ficam os animais silvestres em recuperação.

Ela confirmou que a reunião com Luiz Fernando foi positiva e que um novo encontro deve ser realizado em breve.

Publicação feita pela Ativista Luísa Mell em Jundiaí, nesta terça (Reprodução/Instagram)

Ouvido pelo Tribuna de Jundiaí, o deputado Bruno Ganem disse que ficou preocupado com a situação da Mata Ciliar, mas que saiu satisfeito do encontro com o prefeito. “Ele nos disse que vai assumir o protagonismo nessa situação para viabilizar que a Mata Ciliar possa ir para um outro local e que estão disponíveis áreas públicas do município para isso, com concessão de 99 anos. Fiquei satisfeito, também, porque ele nos disse que quer resolver essa situação, que quer deixar um legado para Jundiaí e para a Mata Ciliar neste governo”, destacou.

Ganem disse ainda que uma nova reunião está marcada para a próxima sexta (21), às 11h, em Jundiaí, com representantes do Executivo local e estadual, Ministério Público, responsáveis pela empresa e integrantes da Mata Ciliar.

Aeroporto tem plano de expansão para área ocupada pela Mata Ciliar (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Por nota, a Prefeitura de Jundiaí informou que “entende que o prazo de 48 horas concedido pela VOA-SP para a Mata Ciliar remover os recintos que estão instalados na gleba C, que faz parte da concessão do Aeroporto Comandante Rolim Amaro (outorgada em 2016), não é factível de ser executado e deve ser revisto pela concessionária”.

Ainda no comunicado, afirmou que “está à disposição para participar desta importante discussão com a Mata Ciliar, Voa-SP, Governo do Estado de São Paulo, Ministério Público e outras instituições em busca de soluções duradouras e permanentes para a política pública de preservação da fauna da nossa região e da sustentabilidade das ações ambientais desenvolvidas em nosso território”.

Ignorar prazo

Junto com ativistas que fazem vigília em frente à área reivindicada pela VOA-SP, o presidente da Mata Ciliar, Jorge Bellix de Campos, disse no final da tarde desta terça (18) que não vai cumprir o prazo de 48 horas (que se encerra amanhã, dia 19) para desocupar a área. “Nossa vontade é de sentar e discutir alternativas para essa situação de uma maneira mais respeitosa, não como foi feito”, declarou.

Ele disse que já ouviu rumores de que novas áreas para instalação da Mata Ciliar serão oferecidas, mas que tudo precisa ser analisado por conta da complexidade da operação. “Precisamos saber onde são essas áreas e se é possível a instalação, até porque temos mais de 2 mil animais aqui e ainda recebemos 30 novos todos os dias”.

Ativistas permanecem em revezamento em frente à VOA-SP: vigília (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Sobre as tratativas com a concessionária, ele confirmou que houve uma reunião em 2019, mas que não havia naquela época as definições de área. “Soubemos ontem (17), quando a notificação chegou”, revelou. “O decreto que alegam dar posse á área para o aeroporto é de 1998, mas estamos aqui desde 1995. Vamos manter a mobilização até em respeito ao apoio que estamos recebendo e ir nos revezando aqui até uma definição”.

Entenda

A VOA-SP, concessionária do aeroporto de Jundiaí, anunciou segunda (17) ter solicitado a devolução da área onde hoje funciona a Associação Mata Ciliar. A notificação extrajudicial da empresa informa que a ONG ocupa “irregularmente” uma área de 2,98 hectares, dentro do terreno que pertence à concessão.

Numa nota oficial, a VOA-SP diz ainda que sugeriu à Mata Ciliar uma permuta de área, além do custeio de “todas as obras necessárias de mudança e construção de novos viveiros”.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo