Após greve dos ferroviários, Governo de SP planeja privatização de toda CPTM
Conecte-se conosco

Brasil

Após greve dos ferroviários, Governo de SP planeja privatização de toda CPTM

A greve na semana passada se deu por reivindicação do pagamento da PPR de 2020, que a CPTM não pagou.

Publicado

em

Atualizado há

Trem da CPTM. (Foto: Divulgação)
A greve do dia 15 de julho paralisou diversas linhas ferroviárias no Estado (Foto: Divulgação/CPTM)

Neste domingo (18), o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, afirmou em suas redes sociais que o Governo do Estado planeja privatizar todas as linhas da CPTM, como resposta a última greve dos ferroviários, no dia 15 de julho, em que os trabalhadores do setor reivindicavam o pagamento da PPR do ano de 2020.

Ainda assim, a CPTM não pagou a pendência e também não se mostrou disposta a realizar os pagamentos. De acordo com Baldy, ao responder um usuário do sistema ferroviário na internet, a greve era “inacreditável” e afirmou que em alguns meses as linhas 8 e 9 estarão sob administração privada.

O secretário também comentou sobre o edital do Trem Intercidades, que incluirá a privatização da Linha 10-Turquesa e Linha 7-Rubi, da região de Jundiaí. Além disso, a decisão coloca no radar as linhas 11, 12 e 13. O plano do governador João Doria prevê que essas concessões de privatização ocorram até o final de 2021.

Greve de 15 de julho

Na quinta-feira da semana passada, entidades sindicais e trabalhadores da categoria ferroviária paralisaram diversas linhas de trens como forma de protesto. A greve se deu pela falta de entendimento entre os profissionais e a CPTM, em relação a questões salariais e da PPR (Programa de Participação nos Resultados) referente 2020, que não foi paga até então.

Como forma de tentar frear a greve, a CPTM conseguiu uma liminar na justiça que obriga que 80% da frota opere no horário de pico e 60% dos trens circulem nos demais horários. Isso aconteceu parcialmente, já que as linhas 11-coral, 12-safira e 13-jade funcionaram normalmente.

Antes da paralisação, as partes se reuniram em diversas reuniões. No entanto, não chegaram a um acordo. Além disso, a companhia argumentou reajuste zero e uma crise financeira causada pela pandemia da Covid19.

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo
Publicidade