Saiba o que é verdade e o que é mentira sobre a frente fria que chega ao Brasil essa semana
Conecte-se conosco

Brasil

Saiba o que é verdade e o que é mentira sobre a frente fria que chega ao Brasil essa semana

A partir desta terça-feira as temperaturas começam a cair em todo o país e Jundiaí deve registrar 3°C.

Publicado

em

Atualizado há

Foto de pessoas agasalhadas na rua.
Foto: Reprodução

Com a notícia da frente fria chegando, acabaram se espalhando diversas notícias falsas sobre a situação do país com o frio e as pancadas de chuva nas redes sociais. Por isso, confira uma lista de fatos e fakes sobre a onda polar que vai passar por aqui:

1 – Será a onda de frio mais intensa do século no Brasil

MENTIRA! A massa de ar frio que chega nesta semana provocará uma queda brusca de temperatura em todo o país. Há chances de novos recordes de frio em algumas regiões, mas não existem informações oficiais sobre “onda de frio mais intensa do século” no país.

2 – No Sul do Brasil, as temperaturas podem ficar abaixo de -15ºC

MENTIRA! De acordo com os meteorologistas, a previsão de menor temperatura provavelmente acontecerá na serra catarinense ou gaúcha, entre -8°C e -10°C. Até o dia 24 de julho, o recorde de menor temperatura registrada no país em 2021 foi no dia 20 de julho, em Urupema, parte mais elevada da serra de Santa Catarina. Na ocasião, a região registrou -8,2°C.

3 – Sensação térmica pode chegar a -25ºC

VERDADE! Devido à ação dos ventos moderados, além da baixa temperatura, a sensação térmica irá diminuir. Dessa forma, em áreas altas de serras no Sul do Brasil, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC. 

4 – Essa onda de frio será mais duradoura

VERDADE! É provável que o grande diferencial da massa de ar frio dessa semana terá dias consecutivos de temperaturas mínimas. As menores temperaturas, mínimas e máximas, em São Paulo, deverão ocorrer nos dias 29 e 30 de julho.

5 – Frio baterá recorde histórico em São Paulo

MENTIRA! Desde 1943 , a menor temperatura já registrada na cidade de São Paulo foi de -2,0ºC em agosto de 1955. Os registros oficiais de recordes de temperatura são realizados pela estação meteorológica do INMET no Mirante de Santana. Na semana passada, a temperatura chegou em -2,3ºC na região metropolitana. No entanto, o registro foi da estação de Marsilac, do CGE, portanto, não pôde ser considerada como recorde.

Nessa semana, estações meteorológicas ao sul da Grande São Paulo poderão registrar temperaturas negativas, mas no Mirante de Santana não há chance de recorde de frio histórico, apenas de recorde de menor temperatura do ano.

6 – Governos canadense e americano emitiram alerta sobre frio no Brasil

MENTIRA! O Governo dos Estados Unidos e do Canadá não emitiram alerta sobre frio intenso no Brasil. Na realidade, houve uma confusão sobre os modelos meteorológicos utilizados como base para as previsões de tempo e clima.

O modelo de previsão americano (GFS) e o modelo canadense (CMC) apontavam frio intenso no Brasil, mas não houve nenhum alerta por parte das autoridades desses países.

Para combater as fake news, procure se informar em portais de credibilidade e busque fontes confiáveis, como especialistas.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo
Publicidade