Datena critica Bolsonaro por ataques à eleição e diz: 'Sou candidato à Presidência'
Conecte-se conosco

Polícia

Datena critica Bolsonaro por ataques à eleição e diz: ‘Sou candidato à Presidência’

O apresentador negou notícias de que pode ser vice de Ciro Gomes ou Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.

Publicado

em

Atualizado há

Datena e Bolsonaro
Datena criticou, em seu programa, as falas do presidente sobre a volta de votos por papel nas eleições (Foto: Reprodução)

Durante o programa “Brasil Urgente”, nesta terça-feira (3), o apresentador José Luiz Datena criticou a postura de Jair Bolsonaro (sem partido) em relação às críticas ao sistema eleitoral brasileiro e negou as notícias de que seria vice de Ciro Gomes (PDT) ou de Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.

“Na semana passada, a revista Veja publicou que Bolsonaro me queria como vice dele, e hoje, o diário O Povo, do Ceará, disse que o Ciro [Gomes] me quer como vice dele. Eu queria avisar que sou candidato à Presidência da República pelo PSL, esse é o detalhe“, declarou Datena.

“Fico muito lisonjeado pelo Ciro. Quanto a ser vice do Bolsonaro, é difícil encontrar alguma identificação direta, ele fica toda hora dizendo que não vai ter eleição. Como pode ser vice de alguém que diz que não vai ter eleição?”, contestou o apresentação, que garantiu pré-candidatura à presidência pelo PSL.

Além disso, Datena disse que o Presidente da República relaciona a realização das eleições apenas com a volta do voto impresso. De acordo com o apresentador, essa constante faz com que Bolsonaro perca credibilidade. “Quando tinha voto no papel no Brasil, era uma roubalheira desgraçada. E quanto tempo o Bolsonaro vem sendo eleito pelo voto eletrônico? Foi presidente pelo voto eletrônico, quantas vezes foi parlamentar pelo voto eletrônico?”, questionou.

“Ficar toda hora ameaçando as eleições é antidemocrático, e eu sou democrata até a morte, para mim, não interessa a ideologia”, declarou Datena.

Inelegibilidade e reeleição

Ainda durante o programa televisivo, Datena disse que as declarações do presidente parecem refletir medo de não se reeleger em 2022. “Que se dispute as eleições e quem for melhor, ganhe. Se quiser ganhar, faça campanha e ganhe de novo. Parece até que está com medo de perder as eleições”.

Nesta segunda-feira (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovou a abertura de um inquérito administrativo sobre os ataque do presidente Jair Bolsonaro sobre a legitimidade das urnas eletrônicas nas eleições. O plenário do TSE também aprovou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que Bolsonaro seja investigado no inquérito que apura disseminação de fake news.

Ambas as decisões foram tomadas por votações unânimes. O inquérito administrativo investigará crimes de corrupção, fraude, condutas vedadas, propaganda extemporânea, abuso de poder político e econômico na realização desses ataques.

De acordo com especialistas, se Bolsonaro for responsabilizado criminalmente pela investigação no inquérito das fake news ou pelo inquérito administrativo aberto na Corte Eleitoral, as ações do TSE podem levar à inelegibilidade do presidente.

Polícia

São Paulo registra menor taxa de homicídios entre estados mais populosos

A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024 – uma queda significativa de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Publicado

em

Por

O coordenador de Análise Criminal e Pesquisa da SSP destaca a importância da reestruturação das polícias como um dos pilares do sucesso (Foto: Governo de SP)

Apesar de ser o estado com maior população do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco estados mais populosos do país. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024. Esse…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que provocou acidente com morte se entrega à polícia em São Paulo

Publicado

em

Por

Fernando Sastre de Andrade Filho se entrega à polícia, enfrentando acusações sérias após acidente trágico em São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (6), em São Paulo. Ele era o motorista do Porsche que provocou a morte de um motorista de aplicativo no dia 31 de março. A prisão preventiva de Andrade Filho foi decretada pela Justiça na sexta-feira (3). No dia seguinte, a polícia foi à…

Continuar lendo

Polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí

Publicado

em

Por

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí (SP) — Foto: Divulgação

Um homem de 54 anos, identificado como Almires Albuquerque, foi encontrado na manhã deste sábado (4) em uma área de mata no bairro Jardim Copacabana, em Jundiaí (SP). Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (29), após ter saído de casa por volta das 15h. Almires, que possui deficiência mental e faz uso de medicamentos controlados, foi descoberto por um morador…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que matou homem em SP é preso pela Justiça

Justiça decreta prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho após analisar risco de reiteração de crimes

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução SBT News)

Na noite de hoje, a Justiça decretou a prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche envolvido na colisão que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido na madrugada de 31 de março, em São Paulo. A decisão foi tomada pelo juiz João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal,…

Continuar lendo

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de dois meses em Jundiaí

De acordo com os relatos, a criança estaria dormindo na mesma cama que o pai e foi socorrida com sangramento no nariz.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí foi ao local e socorreu o bebê, mas a criança não resistiu (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de dois meses no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (29). De acordo com o boletim de ocorrência, na casa da família, a polícia encontrou a criança em cima de uma cama, com o nariz sangrando e ao lado de uma poça de sangue. Os…

Continuar lendo
Publicidade