Biólogos registram baleia jubarte e seu 'bebê' em Ilhabela
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Biólogos registram baleia jubarte e seu ‘bebê’ em Ilhabela

Pesquisadores acreditam que possa ser o primeiro bebê da espécie de baleia nascido no litoral norte paulista

Publicado

em

Atualizado há

Biólogos registram baleia jubarte e seu 'bebê' em Ilhabela
Baleia jubarte e seu 'bebê' (Foto: Reprodução/G1)

Biólogos do Instituto Viva Baleias e Golfinhos registraram o que pode ser o primeiro bebê de baleia Jubarte nascido do litoral norte de São Paulo, em Ilhabela, no último fim de semana. Pelas imagens, é possível ver o bebê nadando ao lado de uma baleia adulta.

Os filhotes são totalmente dependentes da mãe até completarem um ano de idade, quando começam a desmamar. Segundo a bióloga da ONG Viva Baleias e Golfinhos, Marina Leite Marques, é possível afirmar que se trata de mãe e filho.

“Desde que começamos o monitoramento das baleias aqui em Ilhabela, este foi o primeiro registro de um filhote pequeno, nadando ao lado de um adulto. Isso indica que o litoral paulista pode estar se tornando um berçário de baleias da espécie jubarte”, afirmou a pesquisadora ao G1.

O registro foi feito pelas equipes e indicam que mãe e filho estavam a uma distância de um quilômetro e quatrocentos metros da Praia Borrifos, na costa sul de Ilhabela.

LEIA MAIS

Mais de 500 golfinhos são vistos no mar da praia de Copacabana

Desmatamento na Amazônia cresce 88% em relação ao mesmo período de 2018

Desde o começo da temporada de baleias, foram feitos 360 avistamentos de baleias em Ilhabela. Em todo o ano passado, foram apenas 48 – o número de avistamentos não é proporcional ao de animais.

As baleias jubarte passam o verão do hemisfério sul na Antártica, onde se alimentam. Depois, viajam quatro mil quilômetros até Abrolhos, no sul da Bahia para se reproduzirem. E nos últimos anos, elas tem aparecido em Ilhabela também.

A caça às baleias foi proibida no Brasil em 1986. Dados do Instituto Baleia Jubarte, mostram que antes da caça ser proibida, existiam menos de dois mil animais vivendo no Atlântico Sul. Atualmente, o número chega a aproximadamente 20 mil.

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continuar lendo

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo