Em moção, vereador Faouaz apoia lei nacional que proíbe vacinas ‘anti-cio’
Connect with us

Política

Em moção, vereador Faouaz apoia lei nacional que proíbe vacinas ‘anti-cio’

Segundo explicação de profissionais, a vacina ‘anti-cio’ é um anticoncepcional hormonal de longa ação

Published

on

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Em sessão da próxima terça-feira (10), na Câmara Municipal, será discutida moção do vereador e presidente da Casa, Faouaz Taha, que apoia projeto de lei nacional que proíbe a comercialização e o uso de medicamentos ‘anti-cio’ em todo o território nacional. A moção foi proposta diante de denúncias feitas ao vereador a respeito das chamadas vacinas ‘anti-cio’, muitas vezes aplicadas em gatas e cadelas, sem prescrição médica veterinária, e causadoras de grandes complicações à saúde desses animais.

O projeto de lei nacional (4.853/2020), do deputado Célio Studart Barbosa (PV-CE), tramita na Câmara Federal e alerta para essa comercialização ainda existente, embora o uso do medicamento já seja contraindicado pelos profissionais veterinários. Ao elaborar a moção, o vereador Faouaz consultou a Associação dos Veterinários de Jundiaí e Região que confirmou a contraindicação do uso destes medicamentos como forma de controle do ciclo reprodutivo de animais diante dos altos riscos a que as gatas e cadelas são submetidas. Segundo explicação de profissionais, a vacina ‘anti-cio’ é um anticoncepcional hormonal de longa ação e seu uso indiscriminado pode levar a saúde dos animais a sérios danos, como risco de doenças mamárias e uterinas, que podem levar a óbito.

“Até pensamos em criar um projeto de lei municipal, mas seria inconstitucional, assim, acredito que o reforço à lei nacional, para que ela avance e seja aprovada, é um passo necessário. Esperamos contribuir para a saúde dos animais, com incentivo e meios educativos que lembrem que a castração é o melhor meio para controle populacional, sem fazer com que esses animais sofram”, diz Faouaz.

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading

Política

Câmara acelerou votação de projeto que iguala aborto ao crime de homicídio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou a aprovação da matéria em apenas 23 segundos, de maneira simbólica.

Published

on

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante votação de projeto que iguala aborto ao homicídio
Foto: Reprodução/TV Câmara

Nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou, em votação relâmpago, a tramitação com urgência do projeto que equipara aborto a homicídio. Com isso, a votação do projeto irá diretamente para o plenário da Casa, e não passará por análise de comissões relacionadas ao tema do projeto. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou…

Continue Reading

Eleições 2024

Oposição em Jundiaí cria conselho político independente para debater a cidade

O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros

Published

on

Foto: Divulgação

Em uma reunião com mais de 150 pessoas, o conselho político independente, formado pela oposição, tomou posse em Jundiaí. O evento, que contou com a participação da sociedade local, marcou a formação de um grupo apartidário com o objetivo de discutir e propor soluções para problemas da cidade. O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros. Mauro…

Continue Reading

Política

PF indicia Juscelino Filho, ministro de Lula, sob suspeita de corrupção e organização criminosa

Filho é suspeito de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares – quando era deputado federal – para Vitorino Freire, no interior do Maranhão.

Published

on

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), a Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório que indicia o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. O relator é o ministro Flávio Dino e o caso está sob sigilo. De acordo com nota emitida por Filho, o indiciamento "é uma ação…

Continue Reading

Eleições 2024

Pedro Bigardi anuncia sua pré-candidatura a vereador em Jundiaí

Published

on

Pedro Bigardi ex-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, concedeu uma entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí para falar sobre sua recente decisão de lançar sua pré-candidatura a vereador nas próximas eleições municipais. Durante a conversa, Bigardi compartilhou suas motivações, prioridades legislativas e expectativas para o futuro da cidade, além de discutir a importância de uma Câmara Municipal independente e a aliança com…

Continue Reading