Em moção, vereador Faouaz apoia lei nacional que proíbe vacinas ‘anti-cio’
Connect with us

Política

Em moção, vereador Faouaz apoia lei nacional que proíbe vacinas ‘anti-cio’

Segundo explicação de profissionais, a vacina ‘anti-cio’ é um anticoncepcional hormonal de longa ação

Published

on

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Em sessão da próxima terça-feira (10), na Câmara Municipal, será discutida moção do vereador e presidente da Casa, Faouaz Taha, que apoia projeto de lei nacional que proíbe a comercialização e o uso de medicamentos ‘anti-cio’ em todo o território nacional. A moção foi proposta diante de denúncias feitas ao vereador a respeito das chamadas vacinas ‘anti-cio’, muitas vezes aplicadas em gatas e cadelas, sem prescrição médica veterinária, e causadoras de grandes complicações à saúde desses animais.

O projeto de lei nacional (4.853/2020), do deputado Célio Studart Barbosa (PV-CE), tramita na Câmara Federal e alerta para essa comercialização ainda existente, embora o uso do medicamento já seja contraindicado pelos profissionais veterinários. Ao elaborar a moção, o vereador Faouaz consultou a Associação dos Veterinários de Jundiaí e Região que confirmou a contraindicação do uso destes medicamentos como forma de controle do ciclo reprodutivo de animais diante dos altos riscos a que as gatas e cadelas são submetidas. Segundo explicação de profissionais, a vacina ‘anti-cio’ é um anticoncepcional hormonal de longa ação e seu uso indiscriminado pode levar a saúde dos animais a sérios danos, como risco de doenças mamárias e uterinas, que podem levar a óbito.

“Até pensamos em criar um projeto de lei municipal, mas seria inconstitucional, assim, acredito que o reforço à lei nacional, para que ela avance e seja aprovada, é um passo necessário. Esperamos contribuir para a saúde dos animais, com incentivo e meios educativos que lembrem que a castração é o melhor meio para controle populacional, sem fazer com que esses animais sofram”, diz Faouaz.

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da…

Continue Reading

Política

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de ‘negacionista’

Presidente destacou que há “muita gente boa” para se candidatar, e buscar a reeleição “não é a primeira hipótese”

Published

on

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pode tentar a reeleição nas eleições de 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar" o Brasil. Porém, Lula destacou que há "muita gente boa" para se candidatar, e buscar a reeleição "não é a primeira hipótese". Discurso sobre de Lula sobre…

Continue Reading

Eleições 2024

Zé Dirceu em Jundiaí participa do lançamento da pré-candidatura de Bocalon

Published

on

Zé Dirceu em Jundiaí rodeado de apoiadores no lançamento da pré-candidatura de Bocalon à prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma…

Continue Reading

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading

Política

Câmara acelerou votação de projeto que iguala aborto ao crime de homicídio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou a aprovação da matéria em apenas 23 segundos, de maneira simbólica.

Published

on

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante votação de projeto que iguala aborto ao homicídio
Foto: Reprodução/TV Câmara

Nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou, em votação relâmpago, a tramitação com urgência do projeto que equipara aborto a homicídio. Com isso, a votação do projeto irá diretamente para o plenário da Casa, e não passará por análise de comissões relacionadas ao tema do projeto. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou…

Continue Reading