Conheça Cigano, o cão que venceu uma doença graças às corridas do Canicross
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Conheça Cigano, o cão que venceu uma doença graças às corridas do Canicross

O husky siberiano de quatro anos de idade, compete desde 2018. Convulsões foram identificadas ainda filhote

Publicado

em

Atualizado há

Cigano e Adriano são muito unidos e disputam provas de corrida durante todo o ano (Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente, podemos ver uma grande ascensão de cães no mundo do esporte e com Cigano não foi diferente. O husky siberiano de quatro anos de idade compete desde 2018, quando tinha apenas um ano. Adriano Silva, tutor do cão, mora em Vinhedo e já participava de corridas há quase um ano. Quando decidiu levar Cigano junto para uma prova de dois quilômetros, eles ficaram em sétimo lugar.

Cigano e Adriano conquistaram o 3º Lugar na Corrida Cani Fest, em Mogi das Cruzes (Reprodução/Instagram)

Em 2019, Adriano descobriu que Cigano tinha problemas hereditários com convulsão, o que apenas aumentou o estímulo para continuar no esporte. “Foi quando descobrimos que ele tinha convulsão vindo de nascença, após uma consulta veterinária. Os médicos disseram que o esporte poderia ajudar ele a não ter crises e, a partir disso, começamos a ter uma rotina maior de treinos e provas”, disse. A doença do cãozinho foi descoberta apenas depois da primeira crise, o que deixou todos à volta muito impressionados.

Aline Cristina Francescon, veterinária de Jundiaí que acompanhou o caso de Cigano, contou sobre convulsões em animais. “Normalmente as convulsões se manifestam com tremores musculares involuntários, salivação e pode ter vocalizações, que são sons involuntários. Há, também, perda momentânea de consciência”.

Assim como Adriano ressaltou, a veterinária explicou que o esporte ajuda Cigano a não ter mais as convulsões. “O tratamento é paliativo, com medicação para controle das crises e sintomas. O esporte pode ajudar bastante para ter melhora da qualidade de vida, havendo uma probabilidade menor de convulsões. Em muitas vezes, há uma causa específica ou pode ser secundária por conta de alguma outra doença” completou Aline.

Treinamentos

Os treinos são realizados semanalmente por Cigano, já que as provas de Canicross acontecem o ano todo. “A competição pode ser tanto no frio quanto no calor, mas geralmente nossos treinos são somente em horários com temperatura mais tranquila, como antes das 8h ou após às 18h”, disse Adriano.

O esporte consiste numa corrida ao estilo cross country, em que homem e animal competem em terrenos irregulares na busca pela vitória – e também de muita diversão.

Além disso, a prática da modalidade exige equipamentos específicos como arnês (uma espécie de colete para o cachorro), a guia elástica de aproximadamente dois metros (para evitar maior tranco) e o cinto para colocar no tutor e ligar à guia, já que não é aconselhável correr somente com a guia e coleira.

(Reprodução/Instagram)

O cachorro é muito amigável no dia-a-dia com todos. “Cigano é bem tranquilo, na maior parte do dia ele passa dormindo e à noite gosta de ficar mais ativo”, afirmou Adriano. Além disso, a personalidade do husky ajuda na hora de conviver nas corridas. “Ele é também muito sociável, desde pequeno participando de feiras e eventos, então ficou super tranquilo com pessoas e outros cachorros”.

No domingo (22), Cigano e Adriano participaram da Corrida Cani Fest, em Mogi das Cruzes, e ficaram em terceiro lugar. Após a maratona, Adriano levou o pet para conhecer o mar – que ele simplesmente adorou. “A primeira reação dele ao ver o mar foi estranhar as ondas e depois beber a água salgada do mar. Teve um pouco de medo para entrar mais fundo e quando a água não dava mais pé, ele voltava nadando para o raso”, afirmou.

Cigano também está nas redes sociais e o perfil @ciganorun é atualizado com todas as corridas que ele participa, além de possuir mais de mil seguidores.

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato fofo ‘ataca’ policial no meio de uma parada de trânsito; VÍDEO

O gato não pertencia ao motorista que a policial havia parado – embora ele parecesse ansioso por carinho.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Certo dia, a policial Elyse Helkenn fazia uma parada de trânsito de rotina em um motorista em excesso de velocidade quando aconteceu algo nada rotineiro. Ela inesperadamente foi atacada por um gato malandro. "Quando expliquei o motivo da parada ao motorista, obviamente por causa da velocidade, senti algo roçar na minha perna - o que não é algo que você…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro desaparecido por 2 anos volta para casa em Jundiaí em reencontro emocionante

“Foi uma emoção fora do normal”, diz a tutora. “Foram 2 anos de sofrimento, mas sempre tivemos esperança de que um dia o encontraríamos.”

Publicado

em

Por

O cachorrinho ficou dois anos longe de sua família, mas voltou para casa são e salvo (Foto: Arquivo Pessoal)

Bibi, um cachorro que desapareceu de sua casa em Jundiaí há dois anos, voltou para casa em um reencontro emocionante na última terça-feira (7). A história do cãozinho e sua família reacende a esperança para aqueles que ainda procuram seus animais de estimação perdidos. Bibi desapareceu no dia 06 de junho de 2022, após escapar pela porta enquanto a mãe…

Continuar lendo
Publicidade