OUTUBRO CHEGOU! Confira as datas comemorativas deste mês em 2021
Conecte-se conosco

Brasil

OUTUBRO CHEGOU! Confira as datas comemorativas deste mês em 2021

Você sabia que, em outubro, há 115 anos, o brasileiro Santos-Dumont completou seu primeiro voo com o 14-Bis, em Paris? E tem muito mais.

Publicado

em

Atualizado há

crianças brincando em fonte
O mês de outubro é conhecido por celebrações nacionais e mundiais, como o Dia das Crianças e o Halloween (Foto: DAE Jundiaí)

Hoje damos as boas-vindas ao décimo mês do ano: Outubro! Esse mês é conhecido no Brasil por datas como Dia das Crianças, Dia dos Professores e o (internalizado) Halloween. Para cristãos, é lembrado pelo Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Mas outubro tem várias outras datas curiosas, de conscientização e de homenagem.

Além disso, em outubro, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, celebra 90 anos desde sua inauguração. Há 115 anos, o brasileiro Alberto Santos-Dumont completou seu primeiro voo com o 14-Bis, em Paris. Por isso, foi instituído o Dia da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro, que comemora 70 anos de história em 2021.

Também em outubro, foi quando entrou em vigor pela primeira vez o Horário de Verão no Brasil, em 1931; e o início da utilização de urnas eletrônicas no país, há 25 anos.

Confira mais datas interessantes e importantes que são celebradas neste mês:

2 de Outubro

Dia Internacional da Não-Violência – Instituída pela ONU, a data marca a data do nascimento do líder pacifista hindu, Mahatma Gandhi. Neste dia, também é celebrado o Dia Nacional do Pacifismo Ativo e pelo Desarmamento, relacionado à data anterior.

4 de outubro

Dia Mundial dos Animais – Data de comemoração internacional, que homenageia São Francisco de Assis.

8 de outubro

Dia do Nordestino – Comemoração criada em 2009, ano centenário do nascimento de Patativa do Assaré, poeta e repentista brasileiro, e um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX.

10 de outubro

Dia Mundial da Saúde Mental – Comemoração internacional instituída pela Federação Mundial para a Saúde Mental com o apoio da Fundação de Saúde Mental e da ONU desde 1992.

Dia Nacional da Luta contra a Violência à Mulher – A data é comemorada desde 1980, e marca o dia em que várias mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em um movimento nacional, protestando contra o índice crescente de crimes contra mulheres em todo o Brasil na época.

16 de outubro

Dia Mundial da Alimentação – A ONU instituiu a data em comemoração à criação da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Essa data é celebrada em mais de 150 países, considerada importante na conscientização da opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

30 de outubro

Dia Nacional da Ginecologista e Obstetra – Essa data homenageia os profissionais da área e reforça o papel essencial desenvolvido pelos especialistas, ajudando a manter a boa saúde da mulher e da sua gestação.

31 de outubro

Dia do Saci – Data foi criada em 2003, com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas, que acontece no mesmo dia (sabia dessa?).

Seja bem-vindo, Outubro!

Com informações de Agência Brasil.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo