Coberto de graxa e lama, gato é resgatado com intoxicação e problema neurológico
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Coberto de graxa e lama, gato é resgatado com intoxicação e problema neurológico

O gato também estava desidratado, e precisou receber soro em temperatura morna, devido à baixa temperatura do corpo

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Divulgação/ONG Viva Bicho

Um gato foi resgatado após ser encontrado jogado na rua, coberto de graxa, lama e sem se mexer, em Santos, no litoral de São Paulo. Ele foi diagnosticado com infecção no sangue e intoxicação devido à graxa, e sua temperatura era tão baixa que não pode ser registrada pelo termômetro da clínica que o atendeu.

O resgate de ‘Francisco’, como passou a ser chamado, ocorreu em 4 de outubro, data em que é comemorado o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. O nome foi dado em homenagem ao santo, já que, após passar por uma experiência de quase morte, o pet conseguiu se recuperar.

“Ele reviveu. Por isso escolhemos esse nome, acho que não teria nome melhor para esse gatinho, que foi salvo no Dia de São Francisco de Assis”, relata Marilucy Pereira, presidente da Organização Não Governamental (ONG) Viva Bicho Santos, em entrevista ao G1. O gato foi encontrado por um homem no fim da tarde, próximo ao cais do Porto de Santos. A princípio, ele achou que o animal estava morto, pois estava imóvel e coberto de graxa e lama. Ao se aproximar, ouviu um miado baixo, e ligou para a ONG para pedir ajuda.

Francisco foi levado a uma clínica veterinária parceira da ONG. Os profissionais perceberam que ele estava muito gelado e duro, com uma temperatura muito baixa, que não pode ser medida pelo termômetro do local. Eles iniciaram um procedimento de limpeza que durou quase três horas, para retirada da graxa, banho e secagem, todos os procedimentos com água e temperaturas quentes.

O gato também estava desidratado, e precisou receber soro em temperatura morna, devido à baixa temperatura do corpo. Ele foi diagnosticado com uma infecção no sangue e uma intoxicação devido à graxa, que causou problemas neurológicos ao animal. “Ele chegou aqui na ONG dando cambalhotas, de repente. Não tinha muito senso de direção, e aí vimos que se tratava de uma intoxicação”, explica.

No dia seguinte, após os cuidados e medicamentos, o animal apresentou uma melhora significativa. A ONG não sabe o que o deixou naquele estado, mas afirma que não se tratava de um gato de rua. “Ou ele fugiu de uma residência, o que a gente não acredita, porque até agora, com nossa divulgação, ninguém entrou em contato, ou foi realmente abandonado. Com certeza, não é um animal de rua”, conta Marilucy.

Após dias de tratamento, Francisco teve a infecção e a intoxicação curadas. Atualmente, o pet aguarda por adoção, sob os cuidados da ONG, e, de acordo com Marilucy, “está 100% melhor”. “Eu sempre acho que as coisas não são à toa. Não acho que aquela pessoa passou à toa naquele local e foi conferir se ele estava morto. Não é por acaso que ele deu um miado bem quando o rapaz chegou perto. Às vezes, eles [animais] precisam passar por uma tragédia de quase morte para receberem a oportunidade de terem outro tipo de vida, de serem cuidados de verdade”, conclui.

Mundo Pet

Resgate com final feliz: Cachorro é retirado de telhado em ruínas e encontra nova família

Publicado

em

Foto: Facebook/Austin Animal Center

Em fevereiro, os moradores de um complexo de apartamentos em Austin avistaram um pequeno filhote de cachorro marrom no telhado em ruínas de uma garagem. Uma pessoa ligou para o Austin Animal Center, um abrigo municipal, para pedir ajuda para resgatar o cachorrinho. Staci Figueroa, uma oficial de proteção animal do Austin Animal Center, chegou ao local com sua colega,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mamãe cachorro corajosa protege seus filhotes até encontrar ajuda

Felizmente, uma socorrista percebeu a família inteira de cachorros escondida na beira da estrada e os salvou.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TikTok/@streetheartstx

Uma ávida socorrista chamada Kristin dirigia por uma estrada no Texas em um dia chuvoso quando avistou algo se movendo nos arbustos próximos. Ela parou e olhou um pouco mais de perto - e percebeu que havia uma família inteira de cachorros escondida na beira da estrada. Uma cadela e seus filhotes estavam encolhidos em alguns arbustos, tentando ficar longe…

Continuar lendo

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo
Publicidade