Jair Bolsonaro confirma filiação com o Partido Liberal (PL)
Conecte-se conosco

Política

Jair Bolsonaro confirma filiação com o Partido Liberal (PL)

A data favorita para a oficialização da filiação de Bolsonaro é 22 de novembro, fazendo referência ao número do partido na urna.

Publicado

em

Atualizado há

Foto de Jair Bolsonaro
Bolsonaro confirmou que se filiará ao PL para apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada (Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom)

Na noite desta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro afirmou para apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada, que se filiará ao Partido Liberal (PL). De acordo com ele, o anúncio oficial deve sair em breve.

“Talvez saia essa semana”, disse o chefe do Executivo. Assim, tudo indica para que a candidatura para reeleição de Bolsonaro se dê através do PL.

Segundo o Broadcast Político, Bolsonaro fez um acordo para sua ida ao partido, que a princípio reserva ao Partido Progressista (PP) o direito de indicar o candidato a vice-presidência para a chapa da eleição de 2022.

De acordo com informações dos dirigentes do PL, a data ideal para o anúncio oficial da filiação de Bolsonaro ao novo partido seria no dia 22 de novembro. Essa data seria uma alusão ao número do partido nas urnas. O grande evento de oficialização deve reunir integrantes do PL e do PP.

Um partido para Bolsonaro

O PP atualmente é a sigla que representa o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Inicialmente, era a “melhor opção” para abrigar a candidatura do presidente Bolsonaro. No entanto, o PL acabou “vencendo” a disputa, pelos seguintes motivos:

  • A dificuldade do PP em conter o apoio de diretórios regionais ao PT em alguns Estados, o que incomodou Bolsonaro;
  • O PP ocupa cargos importantes em governos da região Nordeste, majoritariamente comandados por partidos de oposição;

Mas o senador Wellington Fagundes (PL-MT) se reuniu com Bolsonaro e alertou sobre a possibilidade de o partido liberar os diretórios estaduais.

“O Brasil é muito grande, temos muitas diferenças regionais e, claro, vivemos um pluripartidarismo. As eleições não serão verticalizadas, isso permite que facilite arranjos nos estados, porque temos que pensar em eleição no segundo turno”, disse o parlamentar, saindo do Planalto.

Filho arrependido

Após a confirmação da filiação do pai, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) apagou uma publicação antiga de denúncia contra o PL, do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto.

Na publicação, de 2016, o vereador compartilhava uma reportagem de denúncia, presente em uma delação premiada, de pagamento de propina ao partido. Logo após a confirmação do presidente de que deve ser filiar ao PL, internautas e opositores resgataram a publicação de Carlos Bolsonaro.

Foto: Reprodução/Twitter

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade