Ações contra a dengue seguem sendo reforçadas, mas casos aumentam em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Ações contra a dengue seguem sendo reforçadas, mas casos aumentam em Jundiaí

Os casos autóctones, ou seja, adquiridos no Município, cresceram 22% e os importados, 11%

Published

on

Atualizado há

Sábado, a região central recebeu as equipes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Mesmo com ações diárias para o combate e enfrentamento da dengue, Jundiaí registra aumento de 27% nos casos, desde o último boletim no dia 1º de março. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (6). O Município acumula 1.246 ocorrências – 264 a mais – e está com 1.272 exames no aguardo de resultados. Os casos autóctones, ou seja, adquiridos no Município, cresceram 22% e os importados, 11%. O governo de São Paulo decretou estado de emergência para a doença.

O bairro Ivoturucaia, que desde de dezembro recebe ações, como orientação casa a casa, busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti, coleta extra de inservíveis e nebulização veicular, segue sendo a região com mais casos: 334. Na sequência estão: Vila Ruy Barbosa, com 64; Vila Nambi, com 46; Jardim Tamoio, 40; Vila São Sebastião, 32; e o Centro, com 32 ocorrências.

“Desde o ano passado, colocamos em prática uma séria de medidas adicionais para conter os casos. Em toda a cidade, estamos trabalhando de maneira intersetorial e levando a informação para que a população se conscientize. Não podemos controlar a chuva e a temperatura, que estão favoráveis ao mosquito, mas podemos cuidar das nossas casas, do nosso ambiente, eliminando tudo o que possar acumular água e servir de criadouro para o Aedes. Mesmo com todos os alertas, focos do mosquito são localizados nas residências. A dengue é uma doença evitável e precisamos agir para não perdemos vidas”, afirma o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Nesta quarta-feira, em complemento as estratégias, os bairros Vila Nambi e Ruy Barbosa receberam nebulização veicular para conter o avanço da transmissão. Até sexta-feira (8), usuários do serviço de transporte estão sendo sensibilizados pelas equipes da Saúde nos Terminais de Ônibus. No final de semana, as equipes farão novo mutirão nas Vilas Nambi e Ruy Barbosa.

Rede de atendimento

A Prefeitura orienta que tendo sintomas da doença – febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulação, manchas na pele, dor nos olhos e fraqueza – a pessoa procure os equipamentos da Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família – para atendimento pela equipe de saúde, , preferencialmente no período da manhã.

Os casos graves devem ser direcionados ao Pronto Atendimento (PA) Hortolândia (abertura às 7h e fechamento dos portões às 21h) e à UPA Vetor Oeste (atendimento 24h). Os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente grave são: dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes, sangramento de mucosas e alteração de consciência.

Todas as informações referentes à dengue estão disponíveis na página lançada pela Prefeitura, onde é possível acompanhar, além do o cenário, as ações previstas no Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025.

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement