Casos de dengue reduzem 88% em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Casos de dengue reduzem 88% em Jundiaí

Apesar do índice positivo, os cuidados devem permanecer no município, alerta biomédica

Publicado

em

Atualizado há

Casos de dengue diminuem 88% em Jundiaí
Casos de dengue reduzem em 88% em Jundiaí (Foto: Divulgação/Jundiaí)

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) divulgou, nesta sexta-feira (05), o balanço do primeiro semestre de 2019 da dengue na cidade. A análise mostra a queda no registro de novos casos positivos em 88%, em comparação com os meses anteriores.

Apesar da queda de casos, a UVZ alerta que os cuidados devem permanecer para a eliminação de possíveis criadouros dos mosquitos transmissores, inclusive aqueles sem águas.

A transmissão, apesar de menor na segunda quinzena de junho, permanece o alerta em alguns bairros, onde estão os índices mais elevados de casos positivos.

O levantamento mostra que o pico de ocorrências de dengue foi em abril, com 1.099 casos positivos, baixando para 929 em maio e 129 em junho. Já nos três primeiros meses, a dinâmica foi inversa: 34 em janeiro, 131 em fevereiro e 494 em março.

“A redução dos casos tem como fatores a queda na temperatura, diminuição de infestação do Aedes Aegypti, ciclo de reprodução do mosquito ampliado e o intenso trabalho dos agentes de controle de zoonoses e comunitários de saúde, com busca ativa e investigação epidemiológica. Mas isso não significa que as medidas preventivas devem ser abandonadas”, detalha a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro.

Ela ainda ressalta que os ovos dos mosquitos transmissores de dengue e das outras arboviroses (zika, chikungunya e febre amarela) são resistentes e sobrevivem mesmo em recipiente sem água por mais de um ano. Por isso, há a necessidade de eliminar recipientes que possam servir para o depósito dos ovos nas paredes.

LEIA TAMBÉM:

Jundiaí registra alto índice de chuva em 24 horas

Campanha de Inverno recebe doações de empresas de Jundiaí

As expectativas para julho é de contínua queda nas transmissões, inclusive nos bairros Vila Rami, Jardim Tarumã, Medeiros, Vila Hortolândia, Jardim Fepasa, São Camilo, Ivoturucaia, Vila Arens, Vila Maringá, Jardim Paulista, Almerinda Chaves, Vila Ana e Jardim Tamoio. A partir deste mês, o Boletim Epidemiológico será divulgado mensalmente.

De acordo com os dados apurados até o dia 5 de julho, a cidade registra 2.632 casos autóctones – 0,5% da população -, com um óbito confirmado e 177 casos importados, 7 indeterminados e 49 no aguardo de resultados.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo