Com paralisia cerebral, jundiaiense de 5 anos ensaia os primeiros passinhos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Com paralisia cerebral, jundiaiense de 5 anos ensaia os primeiros passinhos

Publicado

em

Atualizado há

À esquerda, Fabrizio neném entubado na maternidade; à direita, dando seus primeiros passinhos na fisioterapia
Agora, o pequeno fala suas primeiras palavras e ensaia seus passinhos. (Foto: Arquivo pessoal)

Fabrizio Dias Luis, 5 anos, é um garoto que mesmo tão pequeno já mostra sua força de vontade e determinação durante as fisioterapias. Nascido em Jundiaí, ele foi diagnosticado com paralisia cerebral ainda quando tinha 4 meses de vida.

Com muita dedicação dele e da família, que hoje mora no Jardim Bertioga, em Várzea Paulista, o garoto já consegue pronunciar palavras e ficar em pé, algo muito difícil para quem apresenta o quadro.

Fátima Dias Luis, mãe de Fabrizio, conta que a gravidez foi normal e tranquila. Durante o pré-natal, nenhum exame apontava que o bebê teria qualquer problema de saúde. “A gravidez foi muito planejada a três, entre meu marido e minha filha adotiva, Thamyres, que na época tinha 13 anos”, lembra.

Mas, durante a 32ª semana de gestação, Fátima começou a ter pressão alta e foi ao médico que a diagnosticou a eclampsia. Então, ela teria de começar o tratamento e repouso absoluto. Após três semanas, Fátima voltou para o hospital e teve que ser sulfatada (tratada com sulfato de magnésio), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia seguinte, já estava no quarto e teve alta posteriormente. Alguns dias se passaram até que no dia 18 de julho de 2013, teve de voltar ao hospital. Ela foi levada imediatamente para o centro cirúrgico para realizar a cesariana.

Fabrizio nasceu prematuro, com 1.660 gramas e 40 centímetros. Ele foi encaminhado para a UTI neonatal para ganhar peso. Era um bebê normal e não apresentava nada de diferente. Mas, três dias depois ele contraiu uma bactéria que ocasionou uma hemorragia digestiva, além de febre e convulsão. “Fiquei sabendo disso quando me ligaram dizendo que ele precisava de doação de sangue por conta da hemorragia digestiva. Chegando à UTI neonatal vi que Fabrizio estava entubado e com um dreno para retirar o sangue da hemorragia”, recorda Fátima.

Com 16 dias de vida, os médicos retiraram o oxigênio e Fabrizio conseguia respirar sem a ajuda dos aparelhos. Com quase um mês e meio de vida ele teve alta. Mas, foi com três meses que Fabrizio recebeu o primeiro diagnóstico, depois de ir a uma consulta no neurologista. Os exames começaram e, um mês depois, o médico concluiu que o bebê tinha paralisia cerebral. Fabrizio tinha um cisto no cérebro e teve hemorragia intracraniana, o que afetou apenas a parte motora: a cognitiva se manteve preservada.

“Os médicos disseram que o Fabrizio era uma pedra bruta, um diamante que precisava ser lapidado, que aos poucos e com esforço dele, os movimentos apareceriam”, diz a mãe.

O monitoramento para acompanhar o cisto começou, mas depois de novos exames foi possível notar que tinha desaparecido. Depois disso, começaram as sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e equoterapia, que duravam 30 minutos. “Ele apresentava dificuldade com as mãos, no equilíbro e movimentos”, explica Fátima.

Atualmente, Fabrizio faz sessões de 1 hora de hidroterapia, fisioterapia, fonoaudiologia e equoterapia, além da Thera Suit, método realizado duas vezes ao ano, com sessões de fisioterapias intensivas por 3 horas, durante 30 dias.

Fabrizio durante fisioterapia

Fabrizio na sessão de Thera Suit aprendendo a dar seus primeiros passos. (Foto: Arquivo pessoal)

Com todo empenho e dedicação da família e dos médicos, e principalmente, do Fabrizio hoje ele consegue falar algumas palavras, pegar objetos e até ficar em pé. “Vemos a vitória e a força de vontade dele, tão pequeno e tão guerreiro”, comemora a mãe.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo