Ela venceu o câncer 3 vezes e encoraja outras mulheres a enfrentar essa doença
Conecte-se conosco

Jundiaí

Ela venceu o câncer 3 vezes e encoraja outras mulheres a enfrentar essa doença

Viviane Patelli, de 46 anos, se tornou uma voz ativa para encorajar outras mulheres a enfrentar esta doença e um exemplo de que as maiores felicidades da vida podem acontecer após o tratamento

Publicado

em

Atualizado há

Viviane Patelli. (Foto: Divulgação)
Viviane Patelli venceu o câncer de mamam por três ocasiões em um período de 16 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Após vencer por três ocasiões o câncer de mama em um período de 16 anos, Viviane Patelli, de 46 anos, se tornou uma voz ativa para encorajar outras mulheres a enfrentar esta doença e um exemplo de que as maiores felicidades da vida podem acontecer após o tratamento, mesmo com as decorrências deixadas por ele.

Nas três ocasiões em que o tumor foi detectado, foram através do autoexame, por isso Viviane alerta para a importância da mulher estar sempre atenta a qualquer sintomas e procurar ajuda em seguida. Para ela ter descoberto a doença com antecedência foi fundamental.

Ela conta que antes de descobrir o câncer pela primeira vez achava que não suportaria passar pelo tratamento, até porque já havia passado por um trauma familiar ao perder uma tia que também descobriu a mesma doença, mas veio a falecer em um acidente tempo depois. Porém, aos 30 anos, quando foi descoberto o tumor pela primeira vez, a vontade de viver falou mais alto que todo temor pelo tratamento, perda de cabelos e uma possível mutilação.

Viviane com o marido, Reginaldo

Viviane com o marido, Reginaldo “anjo da guarda”

Outro fator importante naquele momento foi o seu marido Reginaldo da Silva, que para ela foi seu “anjo da guarda” nessa jornada. “Eu destaco a importância do parceiro ao lado, como eu tive. Meu marido teve um papel masculino fundamental, que me apoiou a todo momento, me carregou para não perder o tratamento e não deixou eu perder minha autoestima, sempre me fazendo sentir linda”, destaca.

A família

Na primeira vez que Viviane passou pelo tratamento, ela sentiu uma vontade enorme de ser mãe e conseguiu realizar este sonho, com a filha Clara, que hoje está com 11 anos de idade e adora andar de skate.

Viviane realiza o sonho de ser mãe

Viviane realiza o sonho de ser mãe

Porém, para realizar o sonho de ser mãe, Viviane suspendeu o tratamento para poder engravidar. Quando Clara estava com três anos, o tumor voltou e fez novamente Viviane parar e refletir sobre a vida. Desta vez, a sua motivação para vencer a doença foi de ver sua filha crescer, além de pensar mais nela própria. Na época, ela estava com 38 anos.

Quando venceu o câncer pela segunda vez, Viviane realizou o sonho do marido de casar na igreja, com cerimônia, festa e vestido de noiva.

A terceira batalha contra o câncer foi vencida em 2017, na época Clarinha, a filha, estava com oito anos e Viviane fez questão de gravar um vídeo da filha cortando o seu cabelo como forma de passar por aquele momento de forma descontraída e não traumática. Veja o vídeo: 

Curada, porém vigilante

Após três anos do último tratamento, Viviane ressalta a importância em continuar se autoexaminando, tomando os remédios e atenta a qualquer sintomas ou indisposição. 

Pelo segundo ano consecutivo, ela contará sua história de superação em empresas da região de Jundiaí, como parte das ações do Outubro Rosa, mês da conscientização do câncer de mama.

Sua maior mensagem é da importância em lutar pela vida e que há muitas alegrias após o fim do tratamento, mesmo com as consequências deixadas pela quimioterapia e radioterapia, além da parte estética.

“Precisamos enfrentar essa doença e não ter medo dela e das sequelas que ela vai deixar por causa do tratamento. A vida é muito maior do que tudo”.  

Leia também:

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo