Censo 2022: Jundiaí é destaque com saneamento acima da média nacional
Connect with us

Jundiaí

Censo 2022: Jundiaí é destaque com saneamento acima da média nacional

Segundo o Censo, Jundiaí atende 99,77% da população com redes de água – média no País é de 86,6% de atendimento. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Rio Jundiaí
"Acesso à água de qualidade e esgoto tratado contribuem para garantir mais saúde e qualidade de vida”, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

De acordo com o Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jundiaí está à frente da média nacional em saneamento. Além disso, a cidade é destaque em número de banheiros por imóvel e coleta de lixo. Segundo o levantamento Censo, a cidade aparece com 99,77% de atendimento com redes de água e 98,05% com coleta de esgoto. A média no País é de 86,6% para ligação à rede geral de água e de 75,5% para descarte adequado de esgoto.

Brasileiros que contam com banheiro exclusivo (não compartilhado) somam 97,8% da população, enquanto em Jundiaí chegam a 99,98% – quase 100%. A coleta de lixo atende 90,9% dos brasileiros, sendo que, na cidade, são 99,89%.

De acordo com o IBGE, em 2022, as formas consideradas adequadas de abastecimento de água eram rede de distribuição, poço profundo ou artesiano, poço raso, freático ou cacimba, além de fonte, nascente ou mina. Já com relação ao descarte adequado de esgoto, o estudo analisou os efluentes que vão para as redes públicas de coleta, para fossas sépticas ou com filtro.

Represa Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, os números representam o trabalho de administrações que focaram no planejamento e investimento em recursos que a população mais precisa. “Acesso à água de qualidade e esgoto tratado contribuem para garantir mais saúde e qualidade de vida, em especial para as crianças”, avalia. Além disso, a cidade trata 100% do esgoto coletado, que retorna limpo à natureza.

“São indicadores exitosos que demonstram que o saneamento em Jundiaí sempre foi tratado de maneira séria”, aponta o diretor presidente da empresa, Walter da Costa e Silva Filho.

Rio Jundiaí

O investimento na implantação de novas redes de esgoto e no tratamento, realizado por Jundiaí, foi um dos fatores preponderantes para a reclassificação do rio Jundiaí. Para que isso fosse possível, em 1984, a cidade aderiu ao Cerju (Comitê de Estudos e Recuperação do rio Jundiaí), uma parceria tripartite entre o Governo do Estado (representado pela Cetesb), a Prefeitura de Jundiaí (representada pela DAE) e as indústrias (representadas pelo Ciesp), com o objetivo de despoluir completamente a bacia do rio Jundiaí, um dos afluentes do rio Tietê na cidade de Salto.

Depois, em 1996, a DAE fez a concessão do tratamento de esgoto à iniciativa privada. Então, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) implantou e, desde então, opera a Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí (ETEJ).

Como resultado destas ações, o rio Jundiaí passou de Classe IV para Classe III, próprio para consumo humano, após o tratamento correto. Considera-se a mudança de classe, ocorrida em 2017, um marco na gestão dos recursos hídricos.

Além disso, contribui para os bons índices a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O documento está em consonância com as orientações da Lei Federal nº 11.445/2007, realizado em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. O PMSB foi instituído pela Lei nº 8.881, de 13 de dezembro de 2017, e norteia as iniciativas da empresa.

Esforços da gestão

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Censo reconhece os esforços feitos por Jundiaí para a universalização do saneamento. Iniciativas como a implantação de redes de água e esgoto em áreas limítrofes, como as obras realizadas pela DAE no núcleo Balsan, Jardim Tamoio e Baixada do Paraná estão entre elas.

O acesso ao saneamento ainda atingiu parte da população de Várzea Paulista e beneficiou mais de mil moradores.

Jundiaí

Vinícolas de Jundiaí conquistam ouro e prata em concurso nacional de vinhos

De acordo com o Prefeito Luiz Fernando, o concurso demonstra a importância de incentivar o agronegócio, já que em Jundiaí há produtos de alta qualidade.

Published

on

Dono de vinícola em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entre os 66 premiados do 2º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), três vinícolas de Jundiaí se destacaram. O maior reconhecimento foi para a Vinícola Martins, que conquistou o Grand Ouro com sua Jurupinga, além de ganhar o ouro pelo Bordô Suave. A Adega Castanho também brilhou, levando a prata com o…

Continue Reading

Jundiaí

Previsão indica chuva para o final de semana em Jundiaí; confira

Inmet dispara alerta laranja no estado de São Paulo para perigo de tempestades.

Published

on

Mulher com guarda-chuva vermelho caminha em rua movimentada de Jundiaí em dia chuvoso, vestindo blusa vermelha e jeans em vias de Jundiaí.
Chuva e clima ameno para o final de semana em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O final de semana em Jundiaí (SP) promete ser chuvoso, começando nesta sexta-feira (11), com previsão de pancadas de chuva à noite, com mínima de 18ºC e máxima de 30ºC, segundo o portal meteorológico Climatempo. No sábado (12), o Dia das Crianças começa com sol, chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde, com mínima de 16ºC e máxima…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí distribui últimos convites para ‘Café Show’ com João Branco e Os Mentalistas

Para garantir os convites, os interessados devem entrar em contato com a ACE Jundiaí via WhatsApp, pelo número (11) 97228-5377.

Published

on

João Branco no Café Show da ACE Jundiaí, palestrante reconhecido, sorrindo e posando de braços cruzados em ambiente formal.
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A ACE Jundiaí está distribuindo os últimos convites para o aguardado Café Show, que acontecerá na segunda-feira (14), às 18h30, no Teatro Polytheama. O evento contará com a participação especial de João Branco e Os Mentalistas, prometendo uma experiência interativa e informativa. Os associados da ACE Jundiaí podem retirar até dois convites gratuitos por CNPJ diretamente na recepção da entidade,…

Continue Reading

Jundiaí

Maria Eloá, de 3 anos, toca o sino da vitória no Grendacc: ‘esteve sempre com um sorriso no rosto’

Maria Eloá foi diagnosticada com um Rabdomiossarcoma de bexiga (estágio III) e iniciou seu tratamento no Grendacc em janeiro de 2023.

Published

on

Maria Eloá no Grendacc
Foto: Grendacc

Desde que Maria Eloá Neres Lorigiola chegou ao Hospital da Criança do Grendacc, sua presença se tornou sinônimo de alegria e esperança. A pequena guerreira, que tem apenas 3 anos, conquistou o coração de todos ao seu redor. E, em um momento muito aguardado, toda a equipe se reuniu para celebrar a conquista do “sino da vitória”, um símbolo significativo…

Continue Reading

Jundiaí

EDITAL DE CITAÇÃO COM PRAZO DE VINTE (20) DIAS – PROCESSO Nº.1022526-65.2015.8.26.0309

Published

on

Continue Reading
Advertisement