Jundiaí é destaque nos principais rankings do país que medem desenvolvimento e qualidade de vida
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é destaque nos principais rankings do país que medem desenvolvimento e qualidade de vida

O município foi eleito a cidade do Estado de SP que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí conquistou, em 2021, importantes colocações nos mais diferentes rankings nacionais que medem a qualidade de vida e o desenvolvimento dos municípios.

Em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan – publicado na Revista Exame, subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

No meio do ano, em julho, foi eleita a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Em outras palavras, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos arrecadados. Isso foi revelado pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).

“Nada mais importante para o cidadão do que perceber que os tributos pagos são bem aplicados nas políticas públicas”, observa o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “O município é o ente federativo onde a pessoa realmente sente a presença dos serviços públicos e em Jundiaí nós nos voltamos para investimentos que impactam a vida das pessoas, com mais Saúde, Educação e infraestrutura de boa qualidade.”

Pelo segundo ano consecutivo, em 2021 Jundiaí ficou na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities – desenvolvido pela Urban Systems -, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes do Brasil e na quarta colocação entre as cidades paulistas.

Também é a 12ª cidade mais competitiva do país. É o que revela a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado em novembro. O estudo avalia 411 municípios brasileiros (com mais de 80 mil habitantes) a partir de diferentes indicadores como educação, saúde e sustentabilidade fiscal.

Em novembro, Jundiaí foi eleita a cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo, a partir de um estudo técnico do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), constituído por professores da USP, UFSCAR e FATEC. O estudo avaliou indicadores de 41 municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes.

Encerrando o ano, foi publicado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto de Jundiaí de 2019 foi de R$ 46,9 bi, o que representa um crescimento nominal de 7,61% em relação ao registrado em 2018. A sustentação do bom resultado se deve ao ambiente econômico favorável e ao ecossistema empreendedor desenvolvido no município, que está localizado estrategicamente entre os dois maiores mercados consumidores do país – São Paulo, capital e Campinas, entrada do interior, além de um conjunto de atributos como investimentos na infraestrutura da cidade, em inovação e na desburocratização da gestão pública, entre outros. Jundiaí segue sustentando a 7ª posição no ranking estadual e a 17ª do Brasil.

Jundiaí

Canil da Guarda Municipal de Jundiaí está com 98% das obras concluídas

O Canil recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e será entregue à população ainda no primeiro semestre de 2024.

Publicado

em

Por

Expectativa é que o equipamento seja entregue ainda no primeiro semestre de 2024 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Luiz Fernando Machado visitou as obras do novo canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), localizado no bairro do Medeiros. O equipamento de segurança está com 98% de execução e será entregue ainda no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o novo canil contará com uma estrutura completa para abrigar…

Continuar lendo

Jundiaí

ISO 9001: ETA Anhangabaú vai abrigar projeto piloto em Jundiaí

Unidade, uma das principais da DAE, é responsável por tratar a maior parte da água fornecida à cidade e opera 24 horas por dia

Publicado

em

Por

ETA Anhangabaú é uma das principais unidades da DAE: escolha se deu pela precisão dos processos na estação. Foto: DAE Jundiaí

Em busca da certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) foi escolhida para abrigar um projeto piloto, que será expandido, no futuro, para todos os setores da DAE Jundiaí. Considerada uma das principais unidades da empresa, a ETA-A é responsável por tratar a maior parte da água…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Em ação contra a dengue, caminhões recolhem inservíveis no Jardim Santa Gertrudes

A região está em alerta com a transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851 registrados em Jundiaí neste ano.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Jundiaí realizará recolhimento de inservíveis no Jardim Santa Gertrudes. A iniciativa serve como ação de combate à dengue. Os caminhões passarão pelas ruas a partir das 9h e a gestão orienta que a população deixe os materiais descartados para recolhimento nas calçadas. A região está com transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Calorão dá trégua e semana terá mínima de 14°C e possibilidade de chuva

Os dias ainda serão quentes, mas a previsão do tempo mostra clima mais ameno. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Centro de Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Depois de dias muito quentes, Jundiaí deve ter uma semana com clima mais ameno e até possibilidade de chuva. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, a cidade terá mínima de 14°C, mas mudança brusca de temperatura na sexta-feira (17). Confira. Segunda-feira (13) - Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 17°C, máxima de 32°C. Terça-feira…

Continuar lendo

Jundiaí

CPFL registra mais de 70 colisões contra postes na região de Jundiaí em 2024

Os dados são do primeiro trimestre do ano. Número de ocorrências caiu 30,7% em relação ao ano passado. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Além dos perigos para os motoristas e pedestres, as colisões contra postes podem causar interrupções de energia (Foto: Reprodução/Wânyffer Monteiro/TV TEM)

A CPFL Piratininga pega carona no movimento Maio Amarelo para alertar a população sobre riscos e potenciais transtornos causados por colisões de veículos contra postes. Na região de Jundiaí, a concessionária registrou 72 ocorrências entre janeiro e março de 2024. No mesmo período de 2023, a empresa computou 104 colisões, o que representa queda de 30,7%. A cidade de Jundiaí lidera…

Continuar lendo
Publicidade